Ministro de Minas e Energia defende aprovação da MP que reestrutura o setor elétrico

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apresentou nesta quarta-feira (09/07/2025), na Câmara dos Deputados, a defesa da Medida Provisória 1300/25, que propõe a reestruturação do setor elétrico brasileiro. A MP, já em vigor, está em análise no Congresso Nacional e tem prazo de validade até 18 de setembro de 2025.

Durante debate na Comissão de Minas e Energia, o ministro destacou que a MP contempla três pontos principais: justiça tarifária, abertura do mercado de energia e equilíbrio setorial. Silveira ressaltou que a última reformulação ampla do setor ocorreu em 2004 e apelou para que o texto seja mantido de forma integral, sem ser fragmentado durante o processo legislativo.

O ministro participou do debate convocado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), com a condução do presidente da comissão, deputado Diego Andrade (PSD-MG). Jardim cobrou a rápida instalação da comissão mista responsável pela análise da MP, ressaltando a urgência devido ao prazo de vigência da medida.

Gratuidade para famílias de baixa renda

A MP estabelece a gratuidade na conta de luz para famílias inscritas em programas sociais federais, que tenham renda mensal de até 0,5 salário mínimo por pessoa (R$ 759) e consumo mensal de energia elétrica de até 80 quilowatts-hora (kWh). O ministro informou que, desde 5 de julho, por meio do Programa Luz do Povo, cerca de 60 milhões de pessoas e 17,4 milhões de unidades consumidoras passaram a ser beneficiadas.

Abertura gradual do mercado livre de energia

Outro ponto da medida é a liberdade de escolha do fornecedor de energia elétrica para os consumidores, com a abertura do mercado livre de forma gradual. A partir de agosto de 2026, esse direito será concedido a setores da indústria e comércio, e, em dezembro de 2027, será estendido às residências. Atualmente, apenas 60 mil unidades consumidoras estão no mercado livre, representando uma parcela pequena em relação às 90 milhões de unidades existentes, onde o preço pode ser até 26% menor.

Fim de subsídios e segurança jurídica

A MP também prevê a eliminação de subsídios no setor elétrico considerados desnecessários pelo governo, assegurando a manutenção da segurança jurídica para contratos firmados até dezembro de 2025.

Próximos passos na tramitação

Após a instalação da comissão mista, a MP 1300/25 será votada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O deputado Arnaldo Jardim reforçou a importância da rapidez na tramitação para evitar a perda da validade da medida.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading