Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), morreu na madrugada deste domingo (20/07/2025), aos 93 anos, em São Paulo. A assessoria da CBF confirmou o falecimento, mas a causa da morte não foi divulgada até o momento.

Marin comandou a CBF entre 2012 e 2015. Antes de sua atuação no futebol, teve carreira política. Foi vice-governador de São Paulo entre 1979 e 1982, e assumiu o governo do estado de 1982 a 1983, período em que não havia eleições diretas para cargos executivos no país.

Prisão internacional e condenação

Em maio de 2015, Marin foi preso na Suíça ao lado de outros dirigentes da Fifa, acusado de participação em um esquema de corrupção internacional envolvendo contratos de marketing e direitos de transmissão de eventos esportivos.

Após cinco meses detido, o ex-dirigente foi extraditado para os Estados Unidos, onde pagou uma fiança de US$ 15 milhões e passou a cumprir prisão domiciliar em seu apartamento em Nova Iorque.

No final de 2017, ele foi condenado pela Justiça norte-americana a quatro anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraude bancária e associação criminosa.

Sanção da Fifa e retorno ao Brasil

Em 2019, o Comitê de Ética da Fifa considerou José Maria Marin culpado pelo recebimento de propina e o baniu permanentemente do futebol.

Após cumprir a pena nos Estados Unidos, Marin retornou ao Brasil em 2020, onde permaneceu afastado da vida pública e do futebol.

Caso da medalha em 2012

Em janeiro de 2012, pouco antes de assumir a presidência da CBF, Marin ganhou notoriedade ao guardar no bolso uma medalha durante a premiação da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O episódio repercutiu nacionalmente, pois um dos jogadores do Corinthians, campeão da competição, ficou temporariamente sem medalha. Marin alegou que o item havia sido entregue a ele pela Federação Paulista de Futebol. A medalha foi posteriormente entregue ao atleta.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading