A 8ª fase da Operação Mute foi deflagrada nesta quinta-feira (04/07/2025) na Penitenciária Lemos de Brito, localizada em Salvador. A ação, coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), ocorreu no Módulo I da unidade, com o objetivo de realizar revistas em celas e custodiados, visando à retirada de celulares e outros objetos proibidos.
A operação foi realizada em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A força-tarefa envolveu 45 agentes, entre integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep), da Polícia Penal Federal, da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), do Grupo de Segurança Institucional (GSI) e do policiamento penal ordinário, sob supervisão da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP).
Durante a ação, foram apreendidos celulares, fones de ouvido, cabos USB, bases de carregador, chaves de fenda, facas e dinheiro em espécie. A retirada desses itens tem como finalidade eliminar canais de comunicação entre os detentos e o exterior, além de enfraquecer a atuação de organizações criminosas no ambiente prisional.
A Operação Mute é parte de uma estratégia de segurança permanente para coibir crimes praticados a partir de dentro das unidades penitenciárias. A iniciativa também busca garantir a ordem e disciplina no sistema, com impacto direto na redução da violência no Estado da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




