A capital baiana encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma redução de 16% nos registros de mortes violentas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados na segunda-feira (01/07/2025) pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
No período de janeiro a junho de 2025, foram contabilizadas 397 ocorrências de mortes violentas em Salvador. No mesmo intervalo de 2024, foram registrados 475 casos, o que representa uma redução absoluta de 78 ocorrências.
A queda é atribuída a ações integradas das forças estaduais e federais de segurança pública, com ênfase na ampliação das operações conjuntas nos bairros com maior incidência criminal, no fortalecimento da presença ostensiva e na realização de prisões qualificadas.
Entre os principais instrumentos utilizados está o Sistema de Reconhecimento Facial, implantado em áreas estratégicas da cidade. De acordo com a SSP-BA, o uso da tecnologia permitiu a identificação e prisão de homicidas foragidos, considerados de alta periculosidade.
Atuação das facções e foco em inteligência
Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, os dados refletem o resultado de uma política de segurança centrada no enfrentamento às organizações criminosas responsáveis por cerca de 75% das mortes violentas na capital.
“Sabemos dos desafios e ampliamos os investimentos no setor de Inteligência, com o objetivo de atuar com mais intensidade contra as facções. Seguiremos trabalhando de forma incansável, visando sempre a manutenção da paz social”, afirmou Werner.
A SSP-BA destacou ainda que as ações de repressão às facções envolvem monitoramento de redes, cruzamento de informações bancárias e patrimoniais, além da atuação conjunta com o Ministério Público e o Judiciário na estruturação de denúncias criminais.
Perspectivas e continuidade das estratégias
A secretaria informou que as operações conjuntas seguirão no segundo semestre de 2025, com reforço nos bairros com maior reincidência de ocorrências letais. A expansão da tecnologia de reconhecimento facial e a modernização do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também fazem parte da estratégia para consolidar os avanços.
Além da capital, o governo do estado anunciou que outras cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) também passarão a receber ações semelhantes, com foco na prevenção de crimes e desarticulação de grupos armados.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




