Sindicato dos Bancários protesta contra fechamento de agência do Itaú em Feira de Santana

O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou, nesta segunda-feira (15/07/2025), uma manifestação pública contra o fechamento da agência do Banco Itaú localizada na Avenida Maria Quitéria, próxima ao túnel central da cidade. A unidade bancária, que opera há 21 anos no local, está com encerramento previsto para agosto de 2025, conforme anunciado pela instituição financeira.

A mobilização reuniu dirigentes sindicais, bancários e representantes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEB-Base), com faixas e cartazes, entre os quais se destacava a frase “Feito para adoecer e acabar com você”, estampada como crítica à atual política de redução de agências físicas do banco.

Durante a manifestação, o presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Eritan Machado, expressou preocupação com os efeitos diretos da medida para os trabalhadores e usuários dos serviços bancários. Segundo ele, o encerramento da agência compromete empregos de bancários, seguranças e profissionais da limpeza, cujos postos de trabalho, na avaliação da entidade, não serão absorvidos por outras unidades locais.

O banco Itaú fechou duas agências nos últimos dois anos: em 2023 a da Presidente Dutra e agora a da Maria Quitéria. Isso traz muita preocupação porque os funcionários dessas agências serão demitidos e viverão um cenário de incerteza. Isso gera adoecimento e prejuízo também para os clientes”, afirmou o dirigente.

Atendimentos a idosos e beneficiários do INSS serão afetados

A diretora da FEEB-Base, Lucciana Doria, que também é funcionária concursada do banco há 21 anos, destacou que a agência da Avenida Maria Quitéria é responsável pelo atendimento de aproximadamente 18 mil clientes, entre eles cerca de mil beneficiários do INSS, principalmente aposentados e pensionistas que dependem de atendimento presencial.

É mais uma agência que nós perdemos. Ela atende 18 mil clientes e possui 12 funcionários — oito bancários e quatro terceirizados. Acreditamos que esse movimento busca apenas o aumento de lucro, embora o Itaú já seja o banco privado mais lucrativo do país. Estamos convocando a sociedade a denunciar ao PROCON, porque o atendimento presencial é um direito do consumidor”, declarou.

Itaú reduz presença física e mantém foco em clientes de alta renda

Com o fechamento da unidade da Maria Quitéria, restarão apenas três agências do Itaú em Feira de Santana:

  • Duas na Avenida Getúlio Vargas (ao lado do Palace Hotel e no Ícone Tower, esta última exclusiva para clientes Personnalité);

  • Uma na Rua Conselheiro Franco, no centro comercial da cidade.

A decisão reflete uma tendência nacional de redução da rede física de atendimento por grandes bancos privados, que têm priorizado digitalização dos serviços e atendimento a segmentos de maior rentabilidade, como clientes de alta renda. Essa estratégia, entretanto, tem gerado críticas por parte de sindicatos e consumidores, especialmente em regiões onde o acesso digital é limitado e a população bancarizada depende de agências físicas.

Lucros crescentes, responsabilidade social decrescente

A manifestação evidencia o conflito entre a busca por rentabilidade máxima das instituições financeiras privadas e o compromisso com a responsabilidade social e trabalhista. Ao mesmo tempo em que o Itaú registra lucros recordes, a política de fechamento de agências desestrutura comunidades locais, fragiliza o mercado de trabalho bancário e dificulta o acesso da população a serviços essenciais — especialmente os mais vulneráveis, como idosos, aposentados e trabalhadores informais.

A mobilização do sindicato e o apelo por denúncias ao PROCON revelam a lacuna regulatória e a insuficiência de mecanismos legais para garantir a manutenção de serviços bancários de base em centros urbanos de médio porte. O caso de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, serve como exemplo dos impactos sociais e econômicos da financeirização do sistema bancário no Brasil.

*Com informações do Programa Altos Papos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading