Entre os dias 1º de janeiro e 16 de junho de 2025, a rede municipal de Saúde aplicou 6.272 doses da vacina tríplice bacteriana (DTP). O número representa uma leve redução em relação ao mesmo período de 2024, quando foram administradas 7.017 doses. O imunizante protege contra difteria, tétano e coqueluche, bem como suas complicações.
A vacina DTP integra o calendário nacional de imunização da criança e está disponível em 103 salas de vacinação nas unidades da Atenção Primária à Saúde, incluindo UBS (Unidade Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família).
O esquema vacinal inclui três doses da vacina pentavalente, que compõem o esquema básico, seguidas de duas doses de reforço com a vacina DTP: a primeira aos 15 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Caso a criança não tenha recebido o imunizante nesse intervalo, a vacinação pode ser realizada até os 6 anos, 11 meses e 29 dias.
Para garantir o acesso à vacinação, pais ou responsáveis devem levar a criança a uma das salas de imunização com os seguintes documentos: cartão do SUS, documento de identificação e caderneta de vacinação. A orientação visa garantir a atualização do esquema vacinal e evitar atrasos na proteção.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o imunizante é fundamental para a prevenção de doenças infecciosas potencialmente graves: “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças graves e garantir um desenvolvimento saudável”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




