A cidade de Ipirá, localizada a 210 km de Salvador, sediará entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, a primeira edição da Feira Literária de Ipirá (FLIPIRÁ). O evento terá como tema “Literatura, Oralidades e Saberes Ancestrais: palavras que ecoam, raízes que ensinam” e reunirá escritores, mestres da tradição oral, artistas e educadores.
Proposta e objetivos
A FLIPIRÁ busca valorizar a produção literária do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, ampliar o acesso à leitura no interior da Bahia e estimular a preservação da cultura local. Além disso, a feira pretende integrar literatura, memória e saberes ancestrais em um espaço de troca entre gerações.
De acordo com Ruth Nunes, integrante da curadoria, a iniciativa representa uma oportunidade para difundir a literatura oral e reconhecer mestres e mestras da tradição como “bibliotecas vivas da cultura”. Já Pedro Sena, também responsável pela curadoria, destacou que a feira fortalece a identidade cultural regional, movimenta a cadeia produtiva da cultura e contribui para a economia criativa e turística de Ipirá.
Concurso Literário
A programação inclui o 1º Concurso Literário FLIPIRÁ, aberto a estudantes do ensino médio de todo o território da Bacia do Jacuípe. Os interessados podem se inscrever até 31/08/2025 (domingo), gratuitamente, pela página do evento no Instagram.
O concurso terá como tema “Palavras que ecoam, raízes que ensinam” e aceitará textos nos gêneros poema, conto, crônica ou cordel. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão vales-livro para utilização nos estandes de editoras baianas durante os dias de evento.
Programação
A FLIPIRÁ contará com mesas literárias, lançamentos de livros, oficinas, saraus, contação de histórias, exposições e debates. Também haverá espaço infantil, ações formativas em escolas estaduais e municipais, além da realização da Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária e Criativa.
Entre os convidados estão Mestre Bule Bule, Mestra Japira Pataxó, Vanda Machado, Bárbara Carine, João de Moraes, Juvenal Paiaiá, Lívia Natália, Jéssika Oliveira, Vitória Maria Matos e Puluca Pires, além de artistas do território da Bacia do Jacuípe.
As atividades ocorrerão em diferentes pontos da cidade, como o Mercado Municipal de Artes, o Centro Cultural Elofilo Marques e a feira livre de Ipirá.
Apoio institucional
A realização da FLIPIRÁ foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon. O projeto também conta com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




