FLIFS 2025 terá programação que une literatura, música e tradições populares

O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) realizará sua 18ª edição entre 23 e 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio, em Feira de Santana. A programação contempla recitais, shows, mesas literárias, oficinas e atividades infantis, consolidando a proposta de formar leitores e valorizar a cultura regional e nacional. A organização é da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em parceria com Sesc Feira de Santana, Produtora Casa Amarela, Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Educação (NTE 19), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Instituto Federal da Bahia (IFBA) Campus Feira.

Até o momento, a grade inclui 19 mesas literárias, 9 apresentações culturais, 9 shows musicais, 1 espetáculo teatral, 9 contações de histórias, 77 lançamentos de livros, 3 exposições, 3 oficinas e a presença de 18 expositores na Feirinha Livre de Empreendedorismo Popular.

Entre os destaques confirmados estão os recitais de cordel com Izabel Nascimento (SE), Franklin Maxado (BA), Auritha Tabajara (CE) e Sueli Valeriano (BA), realizados na Praça do Cordel, que homenageia uma figura central da tradição literária popular. No Palco Principal, os shows incluem o tributo a Carlos Pitta, a apresentação “Amadas Canções”, em homenagem à obra de Jorge Amado com Maria João Amado e Guida Moira, além de performances de Paulinho Jequié, Maryzélia com Pretinho da Serrinha, Jau, Baio do Acordeon e Bambas do Nordeste.

Na programação literária, participam autores como Sérgio Vaz (SP), Aldri Anunciação (BA), Aline Bei (SP), Penélope Martins (SP), Paloma Amado (BA) e Antonio Marinho (PE). O FLIFINHA, voltado para o público infantil, contará com contações de histórias de Paula Brito, o espetáculo “Drummond para Crianças” e um sarau com jovens escritores.

O encerramento, no domingo (28/09/2025), terá a apresentação do Ilê Aiyê, no Palco Bel da Bonita, trazendo a representatividade da cultura afro-baiana para concluir a edição.

De acordo com a coordenadora do evento, Cristiana Oliveira, a programação busca integrar diferentes linguagens culturais: “O FLIFS é um espelho da riqueza e da variedade da nossa cultura. Unimos a literatura popular, a música, o teatro e a presença de autores de diversas regiões, criando uma experiência plural”.

Outras atrações e oficinas serão confirmadas nas próximas semanas, ampliando o alcance da programação e estimulando a troca cultural.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading