Governo da Bahia e FIEB discutem medidas para mitigar impactos do tarifaço dos EUA

Em meio às preocupações com os efeitos das novas tarifas comerciais anunciadas pelo governo dos Estados Unidos, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (04/08/2025) com representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), na sede da instituição em Salvador, para coordenar ações de resposta e proteção à economia baiana.

A reunião integra as atividades do grupo de trabalho conjunto criado entre o Governo da Bahia e a FIEB com o objetivo de avaliar impactos e propor estratégias para mitigar os prejuízos causados pelo tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras, anunciado recentemente pelo ex-presidente e atual pré-candidato Donald Trump.

Durante o encontro, o governador reforçou que o foco deve ser a proteção dos empregos, da indústria e das exportações da Bahia, e não disputas ideológicas ou partidárias.

Não confundam as coisas. Não é hora de a gente politizar ou partidarizar esse problema. Fiquei muito triste quando vi imagens de pessoas ajoelhadas, rezando para que o tarifaço recaísse sobre o Brasil. Isso não é comportamento patriótico”, afirmou Jerônimo, em tom de crítica a setores oposicionistas.

União institucional e defesa da economia baiana

Jerônimo destacou que sua missão como chefe do Executivo estadual é buscar diálogo com todos os setores produtivos, garantindo segurança para os investimentos e fortalecimento do mercado de trabalho.

É hora de dar as mãos e trabalhar. Meu compromisso é com a geração de empregos, com o desenvolvimento industrial e com o equilíbrio da balança comercial baiana”, disse o governador.

A fala veio acompanhada da sinalização de que a gestão estadual não aceitará passivamente os impactos de decisões externas que comprometam o setor produtivo local, sobretudo em áreas como agroindústria, mineração, energias renováveis e produtos manufaturados, que compõem parte relevante da pauta de exportações da Bahia.

Inauguração de sede da Apex em Salvador

Como parte das estratégias de enfrentamento aos efeitos do tarifaço, o governador anunciou que, no próximo dia 18 de agosto, será inaugurada em Salvador uma unidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A nova sede será um braço estratégico para expandir a inserção de produtos baianos no mercado internacional, com foco em abertura de novos mercados, diversificação da pauta exportadora e ampliação do suporte técnico e comercial às empresas locais.

“Assim que superarmos essa urgência causada pelo tarifaço, teremos um grupo consolidado estudando o potencial de exportação do estado, lado a lado com o setor produtivo”, afirmou Jerônimo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading