Morre o cartunista Jaguar, aos 93 anos

O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, morreu neste domingo (24/08/2025), no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, aos 93 anos. Segundo a assessoria do hospital, Jaguar estava internado devido a uma infecção respiratória, que evoluiu para complicações renais. Nos últimos dias, o artista recebeu cuidados paliativos.

Trajetória profissional

Jaguar iniciou sua carreira em 1952, enquanto trabalhava no Banco do Brasil, quando teve um desenho publicado na coluna de humor Penúltima Hora, do jornal Última Hora (RJ). Posteriormente, passou a publicar charges na revista Manchete (RJ). O pseudônimo Jaguar foi sugerido por Borjalo.

Durante a ditadura militar, o cartunista lançou o personagem ratinho Sig, mascote do jornal O Pasquim, do qual foi um dos fundadores. Jaguar enfrentou prisão e processos judiciais nesse período por seu trabalho crítico e satírico.

Nota oficial do hospital

O Hospital Copa D’Or divulgou nota informando:

“O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento do Sr. Sérgio de Magalhães Jaguaribe, conhecido como Jaguar, aos 93 anos, na tarde deste domingo. O paciente se encontrava internado em razão de uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais. Nos últimos dias, estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira.”

Homenagens de artistas

Nas redes sociais, colegas e artistas prestaram homenagens a Jaguar. O chargista Arnaldo Angeli Filho destacou que o cartunista foi o “maior” e merece todas as reverências pelo legado.

A cartunista Laerte Coutinho referiu-se a Jaguar como “mestre querido”. Allan Sieber lembrou que Jaguar editou seu livro “Assim rasteja a humanidade”. Genildo Ronchi e Chico Caruso também enfatizaram a importância do legado do cartunista para o humor e a cultura brasileira.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading