Nesta quinta-feira (14/08/2025), a ‘Operação Tricoderma’ foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para investigar um esquema de contratos sem licitação no Município de Santaluz, região sisaleira da Bahia. A ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais em Santaluz (2), Salvador (5) e Lauro de Freitas (1).
A operação é resultado de investigações conduzidas pela Procuradoria-geral de Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com apoio da Polícia Civil, incluindo departamentos especializados em repressão e investigação de crimes organizados.
Segundo apurações, entre 2022 e 2024, o Município de Santaluz firmou contratos por inexigibilidade de licitação com empresas e escritórios de advocacia para assessoria jurídica e técnico-administrativa. As investigações indicam sobreposição de objetos contratuais, conflito de interesses e direcionamento de contratações, sem comprovação de entrega efetiva dos serviços.
Os valores envolvidos ultrapassam R$ 600 mil e há indícios de vínculos familiares e societários entre contratados e membros da gestão municipal. As condutas investigadas incluem desvio de recursos públicos, fraude em licitações e crimes de responsabilidade.
O nome da operação, Tricoderma, faz referência a um agente de biocontrole do sisal, utilizado contra a praga conhecida como “podridão do tronco”, que causa descoloração das folhas e tronco da planta. A escolha do nome simboliza a atuação do MP-BA no combate a práticas irregulares que prejudicam a administração pública.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




