A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza neste sábado (16/08/2025), uma apresentação especial em Mucugê, mesclando música clássica e poesia dentro da programação da oitava edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê). O concerto será conduzido pelo maestro Carlos Prazeres, na Igreja Matriz de Santa Isabel, às 19h, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. O evento integra o projeto “OSBA na Estrada”, que leva a orquestra a cidades do interior da Bahia.
Programa do concerto
Intitulado “Vozes do Sagrado”, o concerto apresenta obras de Bach, Mozart, Schubert e Galuppi, explorando diferentes dimensões do sagrado, do arrependimento à celebração. A programação inclui declamação de poesias do baiano Gregório de Matos, realizada pelo ator Marcelo Praddo, e participação das solistas soprano Marília Vargas e trompetista Alana Rana.
O maestro Carlos Prazeres destacou que o concerto percorre o universo sacro do barroco ao classicismo, integrando a obra literária de Gregório de Matos com a música de compositores clássicos. Segundo Prazeres, a apresentação proporciona interação entre música, poesia e arquitetura barroca de Mucugê, valorizando a experiência cultural do público local.
Histórico do projeto OSBA na Estrada
A OSBA retorna a Mucugê após duas apresentações realizadas em 2023, quando levou concertos baseados na obra de Bach. O projeto “OSBA na Estrada” visa ampliar o acesso à música clássica em cidades do interior, consolidando a presença da orquestra em eventos culturais fora de Salvador.
Feira Literária de Mucugê 2025
A Fligê 2025, realizada entre 13 e 17 de agosto, tem como tema “Rios e Matas da Narrativa”, destacando a natureza como personagem central das obras literárias. A programação inclui mesas literárias, shows, espetáculos teatrais, vivências artísticas e mercado literário para editoras e profissionais do setor. A curadoria é assinada por Ester Figueiredo e propõe reflexão sobre o papel da literatura na denúncia, criação e resistência frente a crises ambientais.
Sobre a OSBA
Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia integra o corpo artístico do Teatro Castro Alves. Desde 2017, é gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS). A orquestra recebe recursos do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Sobre a Fligê
A Feira Literária de Mucugê foi contemplada pelo Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O projeto recebe ainda suporte do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




