Um pedido simulado de pizza ao 190, feito na quarta-feira (30/07/2025), em Vitória da Conquista, resultou na prisão de um homem suspeito de violência contra a mulher e evidenciou a atuação integrada da rede estadual de proteção. O chamado foi atendido pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), cujo servidor identificou sinais de que a solicitação escondia uma denúncia de violência doméstica.
Segundo o major Valmari Júnior, coordenador do Cicom, o reconhecimento da situação foi possível graças à capacitação contínua das equipes.
“Foi a sensibilidade e o treinamento do atendente, ao buscar mais respostas da solicitante, que levou ao entendimento de que a situação poderia ser real”, afirmou.
O agressor foi detido ainda no imóvel da vítima, após resistir à abordagem policial, sendo necessário o uso de balas de borracha. A Polícia Civil solicitou medida protetiva, concedida pela Justiça, para resguardar a vítima, que relatou sofrer ameaças do ex-companheiro por não aceitar o fim do relacionamento.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre janeiro e julho de 2025, o Disque Denúncia recebeu 1.754 relatos de violência contra a mulher. No mesmo período, a Polícia Civil registrou 12.441 ocorrências de ameaça, 7.202 casos de lesão corporal dolosa, 208 episódios de importunação sexual e 51 feminicídios.
A delegada Iola Nolasco, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi, destacou que os registros podem ser feitos de forma anônima para garantir segurança às vítimas e seus familiares. As denúncias podem ser realizadas pelos e-mails deam.brotas@pcivil.ba.gov.br, deam.periperi@pcivil.ba.gov.br, deam.candeias@pcivil.ba.gov.br, deam.camacari@pcivil.ba.gov.br, além das centrais 190, 181 e 180.
A comunicadora Alexandra Souza, de 29 anos, ressaltou que a existência de canais de denúncia e o anonimato encorajam mais mulheres a procurar ajuda. Para ela, casos como o ocorrido em Vitória da Conquista aumentam a mobilização social contra a violência de gênero.
A Casa da Mulher Brasileira, inaugurada em Salvador em dezembro de 2023, integra a rede de atenção e oferece acolhimento psicológico, assessoria jurídica, delegacia especializada, juizado, Defensoria Pública e alojamento temporário. Entre janeiro e julho de 2025, o equipamento realizou 6,5 mil atendimentos e acolheu 5,2 mil mulheres. Desde sua inauguração, 22,6 mil mulheres já receberam apoio no local.
Outras unidades da Casa da Mulher Brasileira estão previstas para Feira de Santana, Irecê e Itabuna, ampliando o alcance da política pública.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




