Primeira-dama Janja visita cozinha comunitária parceira do programa Bahia Sem Fome em Salvador

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, acompanhada pela primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, visitou, na quinta-feira (14/08/2025), as instalações da cozinha comunitária do Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania MUS-E Brasil, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. A unidade integra o Programa Bahia Sem Fome, por meio do projeto Comida no Prato, responsável por distribuir 800 refeições diárias nesta e em outras três cozinhas do MUS-E Brasil, com investimento anual de cerca de R$ 1 milhão.

Durante a visita, Janja da Silva recebeu a medalha de honra do Bahia Sem Fome, entregue por Tatiana Velloso, e destacou a importância da ação no combate à insegurança alimentar, especialmente para mulheres, mães solo e famílias em vulnerabilidade social.

Beneficiária do programa, Maria da Conceição Ribeiro, 44 anos, relatou que a iniciativa foi determinante para sua alimentação e de seus filhos, em situação de dificuldade financeira e bloqueio de benefícios sociais. Outra beneficiária, Iracema Percione de Assis, 37 anos, ressaltou que o projeto garante refeições diárias com variedade, incluindo feijão, arroz, salada, carne e frango.

O coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, informou que o MUS-E Brasil foi selecionado por meio de edital público, atendendo bairros estratégicos de Salvador com predominância de famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a cidade conta com mais de 31 cozinhas comunitárias, gerenciadas por 14 organizações sociais, distribuindo mais de 6,5 mil refeições por dia para pessoas em situação de rua, mulheres negras, mães solo, crianças e adolescentes.

O encontro contou ainda com a presença das ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, além das secretárias estaduais Neusa Cadore, Fabya Reis, Ângela Guimarães e Roberta Santana.

O MUS-E Brasil, implantado no país em 2000 e formalizado juridicamente em 2003, tem como objetivo desenvolver atividades complementares para crianças, combater racismo, xenofobia e intolerância religiosa, e, por meio da parceria com o Governo do Estado, garantir alimentação e desenvolvimento humano aos beneficiários, conforme explicou o presidente nacional do MUS-E, Jailson Santos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading