Salvador foi palco, neste domingo (03/08/2025), de uma manifestação pública contra a censura e em favor da liberdade de expressão, reunindo milhares de pessoas no Farol da Barra. O ato foi marcado por críticas contundentes ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A mobilização, organizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contou com a presença de parlamentares baianos e representantes da oposição. Entre os participantes estiveram os deputados estaduais Leandro de Jesus e Diego Castro, o deputado federal Capitão Alden e o vereador de Salvador César Leite, todos filiados ao Partido Liberal (PL). Os discursos destacaram a insatisfação com decisões recentes do Judiciário e alertaram para o que os manifestantes consideram um cerceamento das liberdades civis no Brasil.
Protesto no Farol da Barra concentra apoiadores da oposição
Críticas a Moraes e Lula dominaram os discursos
Durante o ato, o ministro Alexandre de Moraes foi citado de forma recorrente pelos oradores, que o acusaram de ultrapassar os limites constitucionais em suas decisões, especialmente no que se refere ao combate à desinformação nas redes sociais. Também foram feitas críticas diretas ao presidente Lula, com acusações de conivência com abusos institucionais e de negligência com os direitos fundamentais.
O ponto alto da manifestação foi a transmissão ao vivo de uma ligação telefônica com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A chamada foi feita pelo deputado estadual Leandro de Jesus, que passou o celular para o público ouvir a fala de Eduardo, prontamente ovacionado pela multidão.
Participação política reforça o caráter eleitoral do protesto
A presença de lideranças do PL baiano deu ao protesto um tom de mobilização política com foco nas eleições de 2026. O presidente estadual do partido, João Roma, comentou o crescimento da rejeição ao governo federal na Bahia. Segundo ele, “os índices de intenção de voto em Lula na Bahia já são bem inferiores ao resultado eleitoral de 2022 no estado, enquanto a preferência pelo ex-presidente Jair Bolsonaro só cresce”, afirmou.
O discurso de Roma reforça a estratégia da oposição de capitalizar sobre o descontentamento com decisões judiciais controversas e o desempenho do governo Lula no Nordeste, tradicional reduto petista.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




