O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi levado pela Polícia Federal (PF) na segunda-feira (04/08/2025) para a instalação de uma tornozeleira eletrônica, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi cumprida no aeroporto de Brasília, após o parlamentar retornar de viagem à Flórida, nos Estados Unidos.
A decisão incluiu a apreensão do passaporte diplomático de Do Val e a proibição de deixar a residência à noite, em fins de semana, feriados e dias de folga, além de manter o bloqueio do uso de redes sociais. Moraes justificou a ação afirmando que o senador descumpriu medidas cautelares, que determinavam a entrega de todos os passaportes para impedir viagens internacionais. O ministro ameaçou decretar prisão em caso de novo descumprimento.
O parlamentar é investigado pelo STF por ataques a delegados da Polícia Federal em redes sociais e por suposta participação em plano para anular as eleições de 2022. No mês passado, Moraes havia bloqueado contas bancárias do senador como parte das medidas do inquérito.
Em julho de 2025, antes de viajar ao exterior, Do Val pediu autorização a Moraes para sair do país, mas o pedido foi negado. Ainda não há informações de como o senador deixou o Brasil, mesmo havendo ordem de apreensão de passaportes vigente. Moraes afirmou que o ato do parlamentar “representa afronta às determinações do Poder Judiciário”.
Em nota oficial, Do Val negou ter descumprido medidas cautelares e declarou que “em nenhum momento esteve proibido de se ausentar do país”. O gabinete do senador acrescentou que ele “não é réu nem foi condenado em qualquer processo” e que as medidas afetam o pleno exercício do mandato. A defesa informou que irá adotar medidas jurídicas para garantir os direitos constitucionais do parlamentar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




