O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, enfrenta uma crise política agravada por escândalos envolvendo órgãos anticorrupção e pela intensificação dos ataques russos em Kiev. Sob pressão da União Europeia (UE) e da população local, Zelensky promulgou, nesta quinta-feira (31/07/2025), uma lei que restabelece a independência da Agência Nacional Anticorrupção (NABU) e da Procuradoria Especializada Anticorrupção (SAP), revertendo medida anterior criticada por centralizar o controle dessas entidades.
O movimento ocorre após protestos em Kiev contra a legislação anterior, que havia colocado os órgãos sob tutela direta do procurador-geral. Segundo a Transparência Internacional Ucrânia, a reversão busca atender às exigências da Comissão Europeia, que recentemente bloqueou € 1,5 bilhão em ajuda devido à falta de avanços em reformas estruturais, incluindo a descentralização administrativa, a seleção de juízes do Tribunal Superior Anticorrupção e a regulamentação da agência ARMA, responsável por recuperar ativos desviados por corrupção.
Paralelamente, Zelensky enfrenta críticas internas de opositores, como Viktor Medvedchuk, líder do movimento Outra Ucrânia, que afirmou que o poder do presidente “está por um fio” e que ele teria perdido a confiança tanto do Kremlin quanto do Ocidente. Medvedchuk alega que as Forças Armadas ucranianas estão recuando e que a situação política e militar do país está fragilizada.
No campo militar, Kiev sofreu novos bombardeios na madrugada de quinta-feira, que deixaram sete mortos e ao menos cinquenta feridos, incluindo crianças. A Força Aérea ucraniana informou que a Rússia lançou 309 drones e oito mísseis de cruzeiro, dos quais 288 drones e três mísseis foram abatidos. O presidente ucraniano pediu à comunidade internacional que trabalhe por uma “mudança de regime” na Rússia, argumentando que Moscou continuará a ameaçar a estabilidade regional mesmo após o fim da guerra.
O conflito se intensifica enquanto o exército russo afirma ter conquistado Tchassiv Iar, na região de Donetsk, informação negada pelo comando ucraniano. Autoridades locais relatam prédios residenciais destruídos, carros incendiados e escolas e hospitais danificados, enquanto equipes de resgate atuam entre os escombros.
Zelensky afirmou que continuará a buscar apoio internacional e reformas internas para manter a Ucrânia no caminho de adesão à União Europeia e reforçar o combate à corrupção, considerado central para a liberação de novos pacotes de ajuda financeira e para a reconstrução do país em meio à guerra.
*Com informações da Sputnik News e RFI.








Deixe um comentário