ARFES emite 1,8 mil notificações no 1º semestre de 2025 e fiscaliza serviços de água e saneamento em Feira de Santana

Agência reguladora atua com fiscalização, multas e notificações para garantir qualidade e regularidade dos serviços públicos e privados.
Agência reguladora atua com fiscalização, multas e notificações para garantir qualidade e regularidade dos serviços públicos e privados.

A Agência Reguladora de Feira de Santana (Arfes) registrou, no primeiro semestre de 2025, 1.184 ações de fiscalização em setores de fornecimento de água e saneamento, envolvendo órgãos públicos e privados. No total, foram emitidas 237 notificações, 57 advertências e cinco multas à Embasa, além de ações envolvendo a Soma, Sedur e Sesp, com o objetivo de assegurar a regularidade e qualidade dos serviços prestados à população.

Resultados e cumprimento das normas

Segundo o diretor do Departamento de Regulação Técnica, Sérgio Portugal, 197 das 289 infrações emitidas — incluindo notificações e advertências — foram solucionadas dentro dos prazos estabelecidos, representando 68% dos casos analisados.

O presidente da Arfes, Carlos Alberto Moura Pinho, ressaltou a importância da fiscalização para garantir qualidade, segurança e respeito ao consumidor:

“Nossa missão é assegurar que os serviços de água e saneamento, além de limpeza, iluminação e obras, sejam realizados com qualidade e segurança. Nossa fiscalização é rigorosa, mas com o objetivo de promover melhorias contínuas”, afirmou.

Autorizações e acompanhamento de serviços

A Arfes é responsável por autorizar conexões de residências às redes de abastecimento de água e saneamento, realizando previamente verificação das condições físicas do local.

O fiscal Horácio Amorim explicou que, após a execução do serviço, os fiscais retornam para avaliar a recuperação da pavimentação. Caso haja irregularidades, a empresa responsável é notificada para correção em até três dias.

Demandas mensais e canais de denúncia

Em Feira de Santana, mais de 130 ligações de água são solicitadas mensalmente. A população pode registrar denúncias sobre serviços inadequados pelo telefone Fala Feira 156, ligação gratuita, reforçando a atuação preventiva e corretiva da agência.

Integração com outros órgãos

As ações da Arfes envolvem cooperação com outros órgãos municipais, garantindo que problemas relacionados a infraestrutura urbana e saneamento sejam rapidamente identificados e solucionados, fortalecendo a eficiência da prestação de serviços públicos.


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