O governador Jerônimo Rodrigues participou nesta quinta-feira (25/09/2025) da abertura do 13º Encontro Baiano dos Laticinistas, realizado no Hotel Iberostar Waves, em Praia do Forte, Mata de São João. O evento, promovido pelo Sindileite com apoio do Governo da Bahia, segue até domingo (28/09) e reúne cerca de 300 empresários, produtores e representantes da cadeia produtiva do leite.
A Bahia é líder na produção de leite no Nordeste e ocupa a sétima posição nacional em produção e processamento. Em 2024, o estado registrou 1,3 bilhão de litros produzidos, movimentando aproximadamente R$ 2,5 bilhões e gerando milhares de empregos em toda a cadeia, do campo à indústria.
Segundo o secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, esse desempenho é resultado de políticas públicas, investimentos em tecnologia e apoio aos produtores rurais, com destaque para o fortalecimento de 160 laticínios em operação no estado — 120 deles certificados.
Políticas públicas e inovação tecnológica
Durante a abertura, o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou o compromisso de seu governo com a cadeia leiteira:
“Reafirmo meu sentimento de importância com o setor, que fomenta a produção na Bahia e garante sustentabilidade alimentar para famílias em todo o estado”, declarou.
Barrozo destacou a relevância da parceria entre governo e Sindileite para ampliar a competitividade frente a outros estados e viabilizar novos mercados para os produtores baianos.
Encontro reúne marcas e especialistas
O 13º Encontro Baiano dos Laticinistas é considerado o maior do segmento no Norte e Nordeste. A programação inclui painéis, palestras e talk shows sobre temas como:
- Políticas fiscais e tributação
- Acesso a crédito e financiamento de modernização
- Sustentabilidade e inovação tecnológica
- Agregação de valor aos produtos lácteos
- Pesquisa e desenvolvimento
Mais de 40 marcas do setor participam da edição, fortalecendo a integração entre indústrias, fornecedores e agricultores.
Agricultura familiar como base da produção
Na Bahia, 82% dos 108 mil estabelecimentos produtores de leite pertencem à agricultura familiar, fator determinante para a diversidade da matriz produtiva.
O diretor-presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Jeandro Ribeiro, destacou a necessidade de ampliar assistência técnica e capacitação dos produtores:
“Temos o desafio de aumentar a capacidade de produção, qualificar a assistência técnica e gerar mais renda a partir da agricultura familiar, que é a base do setor lácteo no estado.”
Sindileite: 25 anos de atuação estratégica
O Sindileite, que completa 25 anos em 2025, representa 104 indústrias e atua no fortalecimento e integração de empresas de todos os portes. Para o presidente da entidade, Lutz Vianna, o encontro é um marco de consolidação:
“O evento já é referência nacional, funcionando como plataforma de conexão estratégica para debater desafios e propor soluções conjuntas”, avaliou.










Deixe um comentário