CODEBA apresenta carteira de investimentos em portos baianos durante missão oficial na França

Nestaa segunda-feira (08/09/2025), a Autoridade Portuária da Bahia (CODEBA) apresentou a carteira de investimentos em infraestrutura portuária durante a Brasil Export 2025 – Missão França, realizada em Paris. O encontro, que prossegue até 11 de setembro, reúne empresários, autoridades e especialistas do Brasil e da França para discutir sistemas logísticos, transporte sustentável e avanços em governança portuária.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, abriu o “Seminário Brasil-França: ações para potencializar competitividade do Brasil e ampliar protagonismo no mercado internacional”, destacando a importância da parceria bilateral. Segundo o ministro, o setor portuário continuará a ser tratado como prioridade estratégica, em razão do seu potencial de geração de empregos, inovação e integração com cadeias globais.

França como parceira estratégica

Durante o discurso, Costa Filho sublinhou o papel da França como parceiro comercial relevante do Brasil, com superávit de quase R$ 3 bilhões na balança comercial. Ele destacou ainda a atuação do presidente Emmanuel Macron em favor de pautas estratégicas conjuntas, como descarbonização do setor de transportes, navios verdes e combustível sustentável de aviação.

Para o governo brasileiro, a aproximação com a França contribui não apenas para ampliar o fluxo de investimentos, mas também para fortalecer projetos de cooperação tecnológica que permitam ao país elevar sua competitividade no cenário internacional.

Investimentos em portos da Bahia

A CODEBA foi representada no evento por Luiz Humberto Castro, Diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária, que participou do painel “Ampliação de capacidade e avanços de governança nos portos e municípios portuários brasileiros”. Ele apresentou projetos de modernização nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, com foco em aumento da eficiência operacional, atração de novos negócios e fortalecimento das práticas de governança.

O painel contou ainda com a presença de representantes da Autoridade Portuária de Santos, do Complexo de Suape, da Prefeitura de Santos, da Prefeitura de Cubatão e da PortosRio, mediado por Leopoldo Figueiredo, Diretor-Geral da Rede BE News, e Núria Bianco, Diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Brasil Export.

Intercâmbio de experiências e inovação logística

Ao longo da semana, a comitiva brasileira realizará visitas técnicas aos portos de Le Havre e Marselha-Fos, conhecendo projetos de automação, digitalização e políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. O objetivo é identificar boas práticas francesas que possam ser aplicadas aos portos brasileiros, em especial no campo da logística urbana e da redução de impacto ambiental.

Além das visitas, estão previstas rodadas de contatos e parcerias com empresas, centros de pesquisa e agências governamentais francesas, com vistas ao desenvolvimento de projetos conjuntos de cooperação internacional em transporte e logística.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading