O deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentou na ALBA, nesta segunda-feira (29/09/2025), uma moção de pesar pela morte do percussionista, artesão e ativista cultural José Ivanito de Jesus Portela, conhecido como Nilton Rasta, aos 63 anos, em Feira de Santana. O parlamentar destacou a trajetória e o legado do artista para a cultura popular e a valorização da identidade afro-brasileira.
Em discurso, Almeida afirmou que Nilton Rasta deixa uma marca na história cultural da Bahia e de Feira de Santana, atuando como militante da arte e da vida, utilizando tambor, capoeira e artesanato como instrumentos de resistência e inclusão social.
Trajetória e atuação cultural de Nilton Rasta
Natural de Feira de Santana, Nilton Rasta nasceu em 30/07/1962 e atuava há mais de três décadas no Mercado de Arte Popular (MAP), mantendo por 34 anos um box dedicado à produção de instrumentos musicais e artesanato afro. Além de percussionista e artesão, era capoeirista e presidente do afoxé Pomba de Malê, grupo tradicional do bairro Rua Nova.
O artista também desenvolvia projetos culturais voltados para crianças e adolescentes, reforçando sua atuação na formação e inclusão de jovens na cultura afro-brasileira.
Morte e velório
Nilton Rasta estava internado há 12 dias no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), tratando complicações de câncer de próstata, e faleceu por volta das 6h desta segunda-feira. O corpo será velado na Rua dos Bandeirantes, bairro Rua Nova, e o sepultamento ocorrerá nesta terça-feira (30/09/2025), às 10h, no Cemitério São João Batista, em Feira de Santana.
Legado artístico e social
Para Robinson Almeida, Nilton Rasta será lembrado não apenas pelo talento artístico, mas também como referência na valorização da cultura afro-brasileira e pelo compromisso com a juventude periférica. O parlamentar manifestou solidariedade aos familiares, amigos, companheiros de luta e à comunidade cultural de Feira de Santana, destacando que o artista era um símbolo de resistência e criatividade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




