O I Festival Literário São Félix Conta Suas Yabás (FLYSF 2025), realizado entre os dias quinta-feira e sábado (05 a 07/09/2025), reuniu cerca de 1.500 participantes em diversos espaços da cidade do Recôncavo Baiano. O evento promoveu literatura, ancestralidade e cultura, com destaque para a participação de mulheres baianas na escrita, oralidade e preservação da memória local, incluindo atividades em terreiros, espaços temáticos e zonas rurais do município.
Programação literária e cultural
O festival foi conduzido pela curadoria das escritoras Lucineide Souza e Bárbara Uila e incluiu mesas literárias, saraus, contações de histórias, vivências e lançamentos de livros. Temas como literatura de mulheres, oralidade, memória afro-indígena, jornalismo local e preservação cultural estiveram presentes na agenda.
Espaço infantil e atividades educativas
No Terreiro Erê, foram realizadas quatro contações de histórias com Mário Sankofa, Leticia Paulinha, Fernanda Nascimento e Valdicinéa Aragão, além de duas rodas de conversa, uma vivência com ervas e bailinho infantil, garantindo a participação de crianças e adolescentes em atividades educativas e culturais.
Exposições e mapeamento cultural
O festival apresentou oito lançamentos de livros, sete manifestações culturais e o Circuito das Yabás de projeção mapeada na praça Inácio Tosta e nas janelas da casa do poeta Castro Alves. Houve ainda visitas guiadas ao patrimônio local, incluindo a Gruta de Santa Bárbara na Ladeira do Milagre, promovendo o fortalecimento do turismo cultural e da identidade local.
Música e tradições do Recôncavo
A programação noturna contou com samba de roda e tributos musicais, incluindo apresentações da cantora Ana Paula Albuquerque, do grupo Filhos de Nagô, do cantor e escritor Vitor da Trindade, do grupo Swing da Bahia de Santa Bárbara e do Samba Chula de São Brás, reforçando a integração entre literatura e música popular.
Reconhecimento institucional e apoio
O FLYSF 2025 foi contemplado pelo Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon. O evento também contou com apoio cultural de IRDEB, via Rádio Educadora FM e TVE Bahia, e parcerias com empresas locais, pousadas e associações culturais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




