Governador Jerônimo cobra posicionamento de ACM Neto sobre denúncias que ligam presidente do União Brasil ao PCC

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a cobrar publicamente, nesta sexta-feira (26/09/2025), do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), um posicionamento a respeito das denúncias que envolvem o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, apontado em investigações da Polícia Federal por suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

As investigações citam Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, como proprietário de aeronaves supostamente utilizadas para transportar líderes do PCC. O caso veio à tona a partir de depoimento de um piloto identificado como Mattosinho, que declarou à Polícia Federal ter conduzido pelo menos 30 voos com os criminosos conhecidos como “Primo” e “Beto Louco”, figuras centrais no esquema de lavagem de dinheiro da facção em postos de combustíveis e no mercado financeiro.

As aeronaves, avaliadas em cerca de R$ 60 milhões, estariam registradas em nome de terceiros e fundos de investimento, mecanismo que dificulta a rastreabilidade dos controladores. O piloto relatou ainda que Rueda seria o chefe de um grupo com “muito dinheiro” para investir em aeronaves, que eram oferecidas como serviço de táxi aéreo ao crime organizado.

Cobrança pública de Jerônimo Rodrigues

Durante a cerimônia de inauguração do Centro de Zootecnia do Senar, em Feira de Santana, o governador Jerônimo Rodrigues declarou que ACM Neto deve explicações à sociedade baiana sobre o caso.

Segundo ele, não se trata de uma cobrança pessoal, mas de um dever de transparência por parte do líder oposicionista, já que Antônio Rueda é o principal aliado nacional de ACM Neto.

“Houve uma denúncia, tem que ser apurado. Eu aqui lutando contra o crime organizado, ele cobrando do governador e o presidente do partido dele acusado de apoiar o crime organizado. Eu quero só que ele se posicione, não é para mim não, é para o povo da Bahia”, afirmou Jerônimo.

ACM Neto ainda não se pronunciou

Até o momento, ACM Neto não emitiu nota oficial ou declaração pública sobre as denúncias que envolvem seu aliado político. O silêncio do ex-prefeito de Salvador tem alimentado a pressão de adversários e de setores da sociedade civil, que exigem maior clareza sobre a relação entre o União Brasil e as acusações dirigidas ao seu presidente nacional.

No meio político, a situação é vista como um teste de coerência para a liderança de Neto, que se apresenta como alternativa de oposição ao governo petista na Bahia e no cenário nacional.

Disputa política ampliada

A cobrança de Jerônimo Rodrigues insere-se em um cenário de disputa política ampliada entre governo estadual e oposição, mas também revela o peso institucional das denúncias que cercam Antônio Rueda. A ligação de bens de alto valor — como aeronaves registradas em fundos de investimento — com investigações criminais sobre o PCC expõe riscos de infiltração do crime organizado em estruturas partidárias.

A ausência de posicionamento de ACM Neto, por sua vez, gera questionamentos sobre a governança interna do União Brasil e sua capacidade de responder a acusações de tamanha gravidade. Mais do que um embate local, o episódio traz reflexos para o debate sobre ética na política, transparência partidária e combate ao crime organizado em âmbito nacional.

Prefeito Bruno Reis, o correligionário Antônio Rueda, presidente do União Brasil e ACM Neto.
Prefeito Bruno Reis, o correligionário Antônio Rueda, presidente do União Brasil e ACM Neto.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo