A mobilidade urbana da Bahia será reforçada com R$ 1,25 bilhão em financiamentos autorizados pelo Novo PAC Seleções 2025. O anúncio foi feito na sexta-feira (29/08/2025), em evento realizado em Contagem (MG), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O estado teve seis propostas habilitadas, sendo duas na linha de Mobilidade Grandes e Médias Cidades e quatro no programa de Renovação de Frota (Refrota). Ao todo, o governo federal liberou R$ 9,78 bilhões para 12 estados, contemplando 115 propostas.
Projetos estratégicos em Salvador e interior
Expansão do VLT e túnel de pedestres
Na linha de Grandes e Médias Cidades, a Bahia garantiu dois financiamentos de impacto:
- R$ 574,6 milhões para a Expansão Oeste do VLT, interligando a Cidade Baixa à Cidade Alta em Salvador;
- R$ 448,9 milhões para o Túnel de Pedestres ligando o Comércio ao Pelourinho, projeto da prefeitura de Salvador.
Renovação da frota de ônibus
No Refrota 2025, quatro propostas foram aprovadas:
- Prefeitura de Salvador: R$ 95 milhões para a compra de 180 ônibus Euro 6 movidos a diesel;
- Ótima Transportes: R$ 85,3 milhões para 118 ônibus Euro 6 em Salvador;
- Viametro Transportes Urbanos: R$ 14,6 milhões para 20 veículos em Ilhéus;
- Mundaí Transportes Urbanos: R$ 35,2 milhões para 39 veículos em Porto Seguro.
Panorama nacional do financiamento
Mobilidade Grandes e Médias Cidades
Foram 28 propostas do setor público e uma privada habilitadas em 12 estados, totalizando R$ 6 bilhões em investimentos potenciais.
Refrota 2025
No setor público, 12 propostas foram aprovadas, somando R$ 1,27 bilhão. Já o setor privado apresentou 74 projetos, que podem mobilizar R$ 2,47 bilhões.
Condições especiais de financiamento
Os recursos serão disponibilizados com base no FGTS e contarão com juros reduzidos:
- 5,5% ao ano para projetos sobre trilhos;
- 6% ao ano para os demais sistemas.
O prazo de amortização poderá chegar a 30 anos, com carência de até 48 meses, facilitando a execução de obras de grande porte.
Próximos passos para execução
Com a habilitação das propostas, estados, municípios e empresas precisam apresentar aos agentes financeiros a documentação técnica e os projetos de engenharia. A análise incluirá viabilidade econômica, avaliação de risco e capacidade de endividamento.
Somente após essa etapa as propostas seguirão para a seleção final, a ser publicada pelo Ministério das Cidades.
Impacto esperado para a Bahia
Os projetos representam um salto qualitativo para a mobilidade urbana baiana. O VLT e o túnel de pedestres em Salvador prometem melhorar a integração entre diferentes modais e desafogar áreas de intenso fluxo. Já a renovação da frota de ônibus contribuirá para reduzir a poluição e oferecer transporte mais eficiente a milhões de passageiros.
Análise crítica
A liberação de recursos do Novo PAC reforça a presença do governo federal no setor de infraestrutura e mobilidade, mas também abre debates sobre desafios de execução. Projetos como o VLT de Salvador já enfrentaram atrasos e custos elevados em etapas anteriores, o que exigirá forte acompanhamento para evitar desperdícios. Além disso, a opção por ônibus Euro 6 a diesel, ainda que menos poluentes, pode ser vista como tímida diante da crescente demanda por veículos elétricos, alinhados a compromissos ambientais. A capacidade de gestão dos municípios será determinante para que os investimentos saiam do papel e resultem em melhorias efetivas.
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