Laboratório do Hospital da Mulher de Feira de Santana registra recorde com quase 440 mil exames em 2025

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher – realizou 438.655 exames entre janeiro e agosto de 2025, estabelecendo um recorde histórico de atendimentos. A informação foi divulgada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana e evidencia o aumento da demanda por exames na rede pública municipal.

Crescimento e comparativo histórico

Em 2024, o laboratório realizou 594.958 exames ao longo de todo o ano. Com oito meses de 2025 já superando 70% desse total, a projeção indica que o ano pode encerrar com novo recorde absoluto de exames realizados.

A unidade atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é essencial para diagnósticos, tratamentos e acompanhamento de pacientes da rede pública.

Exames mais realizados e procedimentos especializados

Entre os exames de maior demanda estão hemograma completo, glicemia, colesterol total e frações, triglicerídeos, ureia, creatinina, ácido úrico, além de análises em bioquímica, hematologia, imunologia, microbiologia e teste do pezinho.

O coordenador do laboratório, André Galvão, destacou que os exames de imuno-hormônio e bioquímicos foram os mais solicitados no período. A unidade também realiza procedimentos especializados, como eletroforese de hemoglobina e exames para diagnóstico de hepatites e anemia falciforme.

Estrutura, tecnologia e atendimento

Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, a alta demanda reflete eficiência da equipe e estrutura moderna do laboratório, com tecnologia que agiliza os processos e permite entrega rápida de resultados.

O laboratório atende pacientes internos e externos, incluindo gestantes internadas e recém-nascidos. O agendamento é feito mediante apresentação de solicitação médica e os exames são realizados a partir das 7h, por ordem de chegada, no laboratório localizado ao lado do hospital, na Rua da Barra, 705, bairro Jardim Cruzeiro.

Para informações adicionais, o contato é: (75) 3603-7166 / 3603-7168.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Uma resposta a “Laboratório do Hospital da Mulher de Feira de Santana registra recorde com quase 440 mil exames em 2025”


Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading