O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nesta terça-feira (09/09/2025) o balanço da Operação Shamar, deflagrada em todo o território nacional entre 1º de agosto e 4 de setembro, que resultou na prisão de mais de 12 mil pessoas envolvidas em violência doméstica e feminicídio. A operação atendeu 81.368 vítimas e acompanhou a adoção de 53.188 medidas protetivas de urgência.
Resultados e apreensões
Durante a operação, foram apreendidos mais de 2 kg de drogas, 632 armas de fogo, 11.902 munições e 648 armas brancas, instrumentos que poderiam ser utilizados em crimes de violência doméstica. Segundo o levantamento, a ação também incluiu 181.267 procedimentos operacionais realizados pelos agentes de segurança.
Mobilização de agentes
A Operação Shamar mobilizou 65.628 agentes de segurança pública, incluindo polícias civis, militares, técnico-científicas, penais, bombeiros e guardas municipais, em articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil, conforme explicou o diretor da Diopi, Rodney da Silva.
Ações de conscientização e prevenção
Além da repressão qualificada, a operação promoveu ações de prevenção e conscientização, distribuindo material informativo e realizando palestras e rodas de conversa em escolas, comunidades e espaços públicos. Essas atividades atingiram 13,6 milhões de pessoas, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio, estimular a denúncia de casos de violência e ampliar o diálogo sobre igualdade de gênero.
Pilar de integração
Rodney da Silva destacou que a operação representa um marco de integração entre diferentes órgãos de segurança e a sociedade, com foco na prevenção, repressão qualificada e diálogo como pilares para romper o ciclo de violência e proteger as vítimas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




