Na terça-feira (23/09/2025), o Papa Leão XIV concedeu declarações a jornalistas em Castel Gandolfo, antes de retornar ao Vaticano, sobre os conflitos no Oriente Médio e na Europa. O Pontífice comentou o reconhecimento do Estado da Palestina pela França, reiterando que os Estados Unidos serão os últimos a adotar a mesma medida e reforçando que a Santa Sé reconhece a solução de dois Estados, mas ressaltou que o diálogo permanece interrompido.
Situação em Gaza e contatos com comunidades
Leão XIV informou que manteve contato com a comunidade da paróquia católica da Sagrada Família, afirmando que todos estão seguros, apesar da proximidade de bombardeios à estrutura. O Pontífice reforçou a necessidade de atenção à população civil em áreas de conflito e destacou a preocupação da Igreja com os danos humanitários.
Conflito europeu e apelo à negociação
Sobre a crise na Europa, o Pontífice alertou para os riscos de uma escalada de violência, defendendo a suspensão de avanços militares e uso de armas. Segundo Leão XIV, uma Europa unida tem capacidade de promover soluções diplomáticas e reduzir os impactos da guerra no continente.
O Santo Padre também informou que a Santa Sé mantém contato contínuo com embaixadores e busca negociações diretas com chefes de Estado para reduzir tensões e apoiar o retorno ao diálogo em regiões afetadas por conflitos.
*Com informações da Vatican News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




