A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (29/09/2025) a operação Putridium Malum, com o objetivo de combater a comercialização ilegal de produtos eletrônicos importados sem o pagamento dos tributos devidos. A ação teve cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em Salvador e Ituberá, na Bahia.
Apreensões e bens recuperados
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 1.500 produtos eletrônicos, incluindo celulares, relógios, fones de ouvido, notebooks e tablets. Além disso, a PF recolheu quatro veículos, R$ 57 mil em espécie e imóveis relacionados aos investigados.
Investigados e penalidades
As pessoas físicas e jurídicas investigadas responderão pelo crime de descaminho, previsto na legislação brasileira, com pena de reclusão de até quatro anos, além de multa. A operação visa desarticular a comercialização criminosa de produtos importados, prevenindo prejuízos à arrecadação tributária e ao comércio legal.
Contexto da operação
A Operação Putridium Malum integra o conjunto de ações da Polícia Federal voltadas para o combate a crimes contra a ordem tributária, especialmente aqueles relacionados à importação de produtos sem o cumprimento das obrigações fiscais. As medidas também têm caráter preventivo, visando impedir que produtos eletrônicos ilícitos cheguem ao mercado consumidor.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




