Presidente Lula defende existência de Israel e Palestina e pede solução de dois Estados em Conferência Internacional na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (22/09/2025), a criação de um Estado palestino independente coexistindo com Israel, durante a segunda sessão da Conferência Internacional de Alto Nível para a Resolução Pacífica da Questão Palestina e Implementação da Solução de Dois Estados, realizada em Nova York, nos Estados Unidos. Convocada por França e Arábia Saudita, a conferência antecede a abertura da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), prevista para esta terça-feira (23/09/2025).

Defesa da solução de dois Estados

Lula destacou que o único caminho para a paz no Oriente Médio é a implementação da solução de dois Estados, com a criação de um Estado da Palestina independente e viável, coexistindo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de (1967).

O presidente criticou a violência na Faixa de Gaza e afirmou que “tanto Israel quanto a Palestina têm o direito de existir”. Em sua fala, Lula também recordou que o Brasil condenou os ataques do Hamas, mas alertou que o direito de defesa não pode justificar a morte de civis, a destruição de lares e o uso da fome como arma de guerra.

Contexto histórico e ONU

Lula relembrou que a questão palestina começou há 78 anos, quando a Assembleia Geral da ONU aprovou o Plano de Partilha, que previa a criação de dois Estados, mas apenas Israel foi estabelecido. Segundo ele, o conflito simboliza os desafios do multilateralismo e mostra como o veto no Conselho de Segurança pode bloquear soluções para crises internacionais.

Reconhecimento internacional

Durante o encontro, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou o reconhecimento do Estado da Palestina, unindo-se a Austrália, Canadá, Reino Unido e Portugal, que formalizaram a decisão no domingo (21/09/2025). Lula destacou que o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a Palestina, em (2010), e defendeu a criação de um órgão internacional inspirado no Comitê Especial contra o Apartheid para apoiar a autodeterminação palestina.

Participação na 80ª Assembleia Geral da ONU

Como ocorre desde (1955), o Brasil será o primeiro país a discursar na abertura do Debate Geral da Assembleia Geral da ONU. Lula fará seu pronunciamento nesta terça-feira (23/09/2025), após as falas do secretário-geral António Guterres e da presidenta da 80ª AGNU, Annalena Baerbock.

O tema da 80ª sessão será “Melhor Juntos: 80 anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”, em referência às oito décadas de fundação da ONU, criada em (1945) com a assinatura da Carta de São Francisco. Lula também terá reuniões bilaterais com líderes internacionais à margem do evento.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading