Aeroporto de Feira de Santana inicia ampliação da pista de pouso com investimento de R$ 10,2 milhões, diz Governo Jerônimo

O Governo da Bahia iniciou a ampliação da pista do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, com investimento de R$ 10,2 milhões. A obra, coordenada pela Seinfra, aumentará o comprimento da pista para 1.800 metros, possibilitando o pouso de aeronaves como o Boeing 737-800. Com previsão de conclusão até janeiro de 2026, o projeto visa fortalecer o corredor logístico do interior baiano e atrair novos investimentos regionais.
Obras de ampliação da pista do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, começaram em outubro de 2025. Projeto do Governo da Bahia prevê conclusão até janeiro de 2026.

A ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, já está em andamento com a execução das primeiras etapas de terraplanagem. O projeto, orçado em R$ 10,2 milhões, é conduzido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e deverá estar concluído até janeiro de 2026, informou nesta segunda-feira (20/10/2025), o Governo Jerônimo.

Ampliação da pista e impacto regional

A intervenção amplia o comprimento da pista de 1.500 metros para 1.800 metros, mantendo a largura de 30 metros, o que permitirá ao aeroporto regional receber aeronaves de maior porte, como o Boeing 737-800, com capacidade para aproximadamente 200 passageiros.

De acordo com o secretário de Infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito, o município ocupa posição estratégica no mapa logístico do estado, atuando como elo entre o litoral e o interior.

Feira de Santana está localizada em um importante corredor logístico. As obras de requalificação do aeroporto contribuirão para atrair novos negócios, especialmente nos setores de comércio e serviços”, destacou o secretário.

Etapas da obra e melhorias técnicas

A execução do projeto começou na primeira quinzena de outubro, com a terraplanagem. A próxima fase incluirá fresagem e pavimentação, etapas que consolidarão a nova estrutura operacional. O projeto prevê também o aumento da resistência do pavimento (PCN) de 30 para 45, medida essencial para suportar o peso e impacto de aeronaves de maior porte.

Essas melhorias visam garantir a segurança das operações aéreas, além de potencializar o transporte de passageiros e cargas. O Aeroporto João Durval Carneiro é considerado um ativo logístico estratégico para o desenvolvimento do centro-norte baiano, servindo como ponto de apoio para indústrias, centros de distribuição e rotas turísticas regionais.

Integração com políticas de desenvolvimento

A ampliação da pista faz parte do programa estadual de modernização da infraestrutura aeroviária, que busca fortalecer a integração regional e incentivar investimentos públicos e privados em cidades do interior. Além de Feira de Santana, outros aeroportos regionais estão sendo contemplados com projetos de requalificação e ampliação financiados pelo Programa de Aviação Regional.

O Governo da Bahia aposta na diversificação dos modais de transporte como estratégia para impulsionar o crescimento econômico e reduzir custos logísticos. O fortalecimento da aviação regional é visto como um componente essencial dessa política, favorecendo rotas de conexão entre o interior e os principais centros urbanos do país.

Infraestrutura logística de Feira de Santana

A ampliação do Aeroporto João Durval Carneiro simboliza um passo relevante na consolidação da infraestrutura logística de Feira de Santana, cidade que desempenha papel central na economia baiana. Contudo, o projeto também evidencia desafios históricos da aviação regional, como a falta de linhas comerciais regulares, a dependência de repasses federais e a burocracia para certificações da Anac. Para que a obra alcance seu potencial pleno, será necessário alinhar a expansão física a políticas de atração de companhias aéreas e incentivos fiscais, consolidando o aeroporto como verdadeiro hub regional.


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