A Embasa deu início às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Riachão do Jacuípe, com escavações no bairro Guarapuava para o assentamento de tubulações. O projeto prevê a cobertura de outros bairros, incluindo Ranchinho, Bela Vista, Centro, Loteamento Mandacaru, Jardim Riachuelo, Loteamento Alto Alegre e Barra, com objetivo de expandir a coleta e o tratamento de esgoto domiciliar.
Estrutura e investimentos do sistema de esgoto
O investimento total na obra é de mais de R$ 68 milhões, provenientes de recursos próprios da Embasa e do Governo Federal (FGTS/Selesan). O projeto contempla a construção de uma estação de tratamento de esgoto com capacidade de tratar 55 litros por segundo, mais de 90 km de redes coletoras, 6 mil ramais prediais e 4 estações elevatórias para bombear o esgoto coletado por quase 3 km de tubulações sobre pressão até a estação de tratamento.
Segundo Mário Sérgio May, gestor da obra na Gerência de Expansão Norte I da Embasa, “Toda obra deste porte, que envolve escavações e movimentação de maquinário pesado, gera transtornos temporários para a população, mas traz benefícios a longo prazo, garantindo saneamento básico e redução de doenças de veiculação hídrica”.
Benefícios para a população e expansão do serviço
Quando concluído, o sistema beneficiará cerca de 24 mil moradores da sede municipal, proporcionando coleta e tratamento dos esgotos domiciliares. A implantação do projeto atende às normas de saneamento básico, contribuindo para a saúde pública e melhoria da qualidade ambiental.
A obra também prevê acompanhamento técnico contínuo para garantir que as redes e estações funcionem dentro da capacidade projetada, além de ações de conscientização junto à população sobre o uso adequado do sistema de esgoto.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




