EMBASA conclui primeira etapa da obra de esgotamento sanitário em Feira de Santana; 25 bairros foram beneficiados, ampliando a cobertura do serviço para 65% da cidade

A Embasa está entregando à população de Feira de Santana, a primeira etapa da obra de ampliação das bacias de esgotamento sanitário Jacuípe e Subaé iniciada em 2009. O investimento de R$ 102,3 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento I (PAC I), aumentou para 65% a cobertura do atendimento com coleta, tratamento e destinação adequada dos esgotos domésticos na sede do município. Este ano, a Embasa inicia a segunda etapa da ampliação das duas bacias de Feira, no valor de R$ 53 milhões provenientes do PAC II, visando atingir um índice de atendimento de 80% em toda a área ocupada da cidade.

A primeira etapa da ampliação, praticamente concluída, atingiu 25 bairros e beneficiou, ao todo, 127 mil pessoas. A obra contemplou, na Bacia do Subaé, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) já existente. Na Bacia do Jacuípe foi ampliada a ETE Jacuípe I e construída uma nova estação, a Jacuípe II. Juntas, as estações das duas bacias têm capacidade para tratar 330 litros de esgoto por segundo. Foram construídas, ainda, oito estações elevatórias e realizadas melhorias em outras duas. Para atender os imóveis, na área contemplada pela obra, a Embasa implantou 255,5 quilômetros de rede coletora e 25 mil ramais prediais (estrutura onde se faz a ligação domiciliar à rede coletora).

A maioria dos bairros já está com o serviço em funcionamento. Já nos bairros Gabriela, Queimadinha, Campo do Gado Novo, Subaé, Santa Mônica II, Conjunto Feira VII e Loteamento Amaralina a Embasa está finalizando a lavagem das redes para, então, iniciar a operação da coleta de esgotos domésticos.

Hélia Lima, 63 anos, moradora do bairro Sítio Matias, também lembra como era a vida antes da implantação da rede de esgotamento sanitário no bairro. “Hoje tá tudo mais fácil. Eu tinha fossa em casa, mas precisava chamar o carro direto pra limpar. Agora já entulhei a fossa e uso, com muita satisfação, a rede da Embasa”, relata, mostrando as barras de sabão que aprendeu a fazer no projeto técnico-social realizado durante a obra. “Aprendi que o óleo não deve ser jogado na pia porque pode entupir a rede e ainda prejudica o meio ambiente. Agora, a gente junta o óleo e faz sabão”, conta.

Ligações domiciliares – De acordo com a Lei Estadual 7.307/98 e o Decreto Estadual 7.765/00, o proprietário ou morador do imóvel deve fazer a ligação do imóvel à rede pública de esgotamento sanitário, num prazo de até 90 dias a partir da notificação de disponibilização do serviço. Os moradores devem ficar atentos ao prazo e realizar a ligação.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading