O estudante Rafael Sousa Silva, 14 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral João Vilas Boas, em Livramento de Nossa Senhora (BA), recebeu medalha da NASA nesta quarta-feira (22/10/2025), em Brasília-DF, durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). O prêmio foi concedido por sua participação no programa Caça Asteroides MCTI, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC), que estimula jovens a identificar e catalogar corpos celestes próximos da Terra.
O reconhecimento ocorreu após Rafael, único baiano da Equipe Marcelinho Ensina, composta por estudantes do Ceará e Rio de Janeiro, identificar 11 asteroides preliminares. O programa fornece pacotes de imagens reais do espaço para análise, permitindo que jovens detectem possíveis objetos em movimento no universo, contribuindo para a astronomia cidadã e a educação científica.
Participação e contribuição científica
Rafael cursa a 1ª série do Ensino Médio e destacou que a participação no programa reforça seu interesse pela Astronomia e Ciências Espaciais, com foco em estrelas, asteroides, cometas, planetas e outros corpos celestes.
“Ser um cientista-cidadão é uma honra e uma oportunidade de auxiliar a NASA na detecção de possíveis ameaças vindas do espaço”, afirmou o estudante.
A mãe de Rafael, Patrícia Moraes, enfatizou a dedicação do filho aos estudos e atividades artísticas, como música e desenho, e a facilidade em contemplar o céu estrelado de Livramento de Nossa Senhora, beneficiado pelo menor grau de poluição luminosa do interior da Bahia.
Programa Caça Asteroides e alcance internacional
O Caça Asteroides está presente em mais de 80 países, coordenado pelo professor Patrick Miller, da Universidade Hardin-Simmons (Texas, EUA). O programa permite que estudantes, escolas e clubes de ciência participem da pesquisa astronômica usando métodos científicos reais, sem necessidade de conhecimento prévio, promovendo a aproximação dos jovens com a ciência e o universo.
O professor Cleriston Gama, que orienta Rafael, destacou o potencial do aluno e comemorou o reconhecimento: “Excelente aluno. É uma honra ser seu professor. Parabéns, Rafa”. A medalha da NASA representa não apenas a dedicação individual de Rafael, mas também a projeção de estudantes da rede estadual da Bahia no cenário científico nacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




