Foodservice no Nordeste cresce 23% no 2º trimestre de 2025 impulsionado por turismo e hotelaria

Setor registra aumento de tráfego de clientes e expansão de consumo fora do lar na região, segundo pesquisa do Instituto Foodservice Brasil.
Setor registra aumento de tráfego de clientes e expansão de consumo fora do lar na região, segundo pesquisa do Instituto Foodservice Brasil.

O Nordeste brasileiro registrou crescimento de 23% no segmento de foodservice no segundo trimestre de 2025, alcançando um faturamento de R$ 15,1 bilhões, de acordo com a pesquisa CREST (Consumer Eating Share Trends), realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB). O avanço foi impulsionado pelo turismo e pela recuperação da hotelaria, que elevaram o consumo fora do lar e a frequência de visitas aos estabelecimentos.

No período, o tráfego de clientes na região totalizou 789 milhões de visitas, representando 17% de crescimento em relação ao mesmo trimestre de 2024. O desempenho se destacou em comparação a outras regiões do país, que enfrentaram desafios econômicos e pressão sobre o orçamento familiar, impactando a frequência de consumo.

Produtos em destaque e tendências de consumo

As categorias que apresentaram maior expansão no Nordeste incluem sobremesas, sanduíches e produtos de indulgência premium, refletindo a associação do consumo a viagens e experiências turísticas. Por outro lado, cafés e bebidas quentes enfrentaram dificuldades de crescimento, indicando mudanças nos hábitos de consumo e no perfil de gastos da população.

Segundo Ingrid Devisate, co-fundadora e diretora executiva do IFB, “o Nordeste apresenta uma dinâmica distinta, com turismo e hotelaria puxando um crescimento significativo. Enquanto outras regiões enfrentam estabilidade, a região amplia seu share em volume e tráfego, demonstrando a importância do turismo como motor do consumo de foodservice”.

Papel do IFB e análise de mercado

O Instituto Foodservice Brasil (IFB), fundado em 2013, atua como ecossistema que integra fabricantes, prestadores de serviços e operadores de estabelecimentos. A instituição fornece dados de mercado, inteligência, tecnologia, inovação e iniciativas em ESG, além de desenvolver ações relacionadas a relações governamentais, institucionais e jurídicas, com foco na melhoria do mercado de alimentação fora do lar e experiência do consumidor.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.