Na quinta-feira (09/10/2025), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram da inauguração da primeira fábrica da BYD no Brasil, localizada em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A unidade será a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina e terá investimento estimado de R$ 5,5 bilhões, projetando a Bahia como protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis e no fortalecimento da economia local.
O evento marcou o início da produção de carros elétricos, híbridos e flex, além da nacionalização gradual de componentes da indústria automotiva brasileira.
Produção e nacionalização
Na primeira etapa, a fábrica operará no sistema SKD (Semi Knocked-Down), montando veículos com peças importadas da China. Até 2027, está prevista a nacionalização de 50% dos componentes, com 78% de nacionalização dos carros na segunda etapa, prevista para 2030, e 52% dos componentes produzidos na Bahia.
Serão produzidos carros de passeio elétricos, híbridos e flex, incluindo o modelo Song Pro, resultado de pesquisa da engenharia brasileira da BYD. A fábrica também funcionará como polo industrial para processamento de lítio e ferro fosfato, insumos essenciais para baterias.
O vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, afirmou que o investimento reforça a posição do país na transição energética e na liderança global na produção de veículos sustentáveis.
Geração de emprego e renda
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Augusto Vasconcelos, destacou que a fábrica já gerou 1,5 mil empregos diretos e indiretos e cursos de qualificação profissional, formando 479 operários para atuar na unidade. A previsão é que o número de empregos aumente à medida que a produção nacional se consolide.
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a chegada da BYD representa fortalecimento econômico e tecnológico da Bahia, com impactos diretos na indústria automotiva e no desenvolvimento regional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




