O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), articulou nesta quarta-feira (15/10/2025) um acordo de cooperação com a Associação Voluntária Amici di Sardegna, da Itália, e a Fundação Baía Viva, visando fortalecer a pesca e aquicultura na Baía de Todos-os-Santos. O encontro ocorreu na sede da Bahia Pesca, em Ondina, e contou com a participação do secretário Pablo Barrozo, do diretor-presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, da presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, e dos representantes italianos Roberto Copparoni, Stefano Carboni e Antonella Montisci.
Segundo Barrozo, a cooperação busca agregar valor aos produtos da pesca, aumentar a renda local e promover desenvolvimento sustentável, incorporando experiências da região da Sardenha. Ele destacou a necessidade de estimular jovens a permanecer na atividade pesqueira, além de incentivar marisqueiras e pescadores e atrair investimentos para indústrias de beneficiamento de pescado na região.
Cooperação internacional e intercâmbio de tecnologias
O presidente da Amici di Sardegna, Roberto Copparoni, destacou que a ONG atua há 20 anos em projetos de cooperação internacional e que a iniciativa na Bahia visa resultados sociais, econômicos e ambientais, em benefício do mar e da pesca. O Centro de Pesquisa Marinha da Sardenha participará da ação com estudos comparativos sobre espécies marinhas entre a Baía de Todos-os-Santos e a Sardenha, visando intercâmbio tecnológico e fortalecimento do setor.
Uma das primeiras ações discutidas foi a integração da Usina de Beneficiamento de Pescado, que será inaugurada na Ilha de Bom Jesus dos Passos, com apoio da Colônia de Pescadores Z3, nesta quinta-feira (16/10/2025). O equipamento tem como objetivo aprimorar a produção pesqueira, gerar emprego e renda, além de fortalecer capacidades organizacionais e de gestão de pescadores e marisqueiras locais.
Projetos estratégicos da Bahia Pesca
O diretor-presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, apresentou iniciativas do órgão, incluindo:
-
Peixe Vivo: distribuição de alevinos e orientação técnica aos produtores;
-
Elas à Frente da Pesca: capacitação e protagonismo feminino no setor;
-
Tá na Rede: produção de pescado, entrega de equipamentos e acompanhamento técnico;
-
Bahia Ostra: fortalecimento da ostreicultura;
-
Fazenda Oruabo: centro experimental de camarões, em Santo Amaro, Recôncavo baiano.
A presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, afirmou que a instituição atuará como parceira para apoio às comunidades das ilhas dos Frades e Bom Jesus dos Passos, contribuindo para subsistência e desenvolvimento sustentável.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





2 Responses
It’s great to see someone explain this so clearly.
I’ll definitely come back and read more of your content.