PEC propõe limitar penduricalhos a 10% do salário para servidores próximos do teto

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Administrativa prevê limitar os chamados “penduricalhos” dos servidores públicos a, no máximo, 10% do salário ou subsídio para aqueles que recebem 90% ou mais do teto remuneratório. O texto, de relatoria do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), abrange magistrados, procuradores e integrantes do alto escalão dos poderes Executivo e Legislativo.

O projeto, que será protocolado nesta quinta-feira (02/10/2025), também estabelece que a medida tem como objetivo resgatar a natureza indenizatória dos auxílios, como alimentação, saúde e transporte, evitando que sejam tratados como gratificações secundárias.

Mudanças previstas na PEC

Atualmente, os benefícios são concedidos de maneira linear, independentemente da remuneração do servidor. Com a aprovação da PEC, funcionários do topo da folha não poderão receber quantias adicionais expressivas, garantindo maior alinhamento com o teto constitucional.

Além do limite de 10% para penduricalhos, a proposta inclui outras alterações na gestão do serviço público:

  • Fim das férias superiores a 30 dias;

  • Progressão automática condicionada a critérios além do tempo de serviço;

  • Proibição de licenças-prêmio;

  • Restrição à incorporação de adicionais à remuneração;

  • Limitação da conversão de férias e licenças em dinheiro;

  • Proibição de pagamentos retroativos sem decisão judicial.

Justificativa e objetivos

Segundo o texto da PEC, tais medidas têm como finalidade evitar distorções da lógica do teto salarial e fortalecer a confiança da sociedade no serviço público. O projeto será discutido no plenário da Câmara em novembro e se baseia em quatro pilares: governança e gestão, transformação digital, profissionalização e extinção de privilégios.

O deputado relator enfatiza que o conjunto de medidas busca modernizar a administração pública e tornar a remuneração mais transparente, alinhando benefícios ao valor efetivo da função e ao teto constitucional.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading