A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) apresentará até 5 de novembro de 2025 uma proposta de resolução para a regularização fundiária no Oeste baiano, conforme definido em reunião realizada nesta quarta-feira (01/10/2025). O encontro contou com a presença de representantes de entidades de produtores rurais, governo estadual, Tribunal de Justiça, Federações de Indústrias e Associação Comercial da Bahia (ACB), além de deputados estaduais.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, destacou que a iniciativa busca trazer segurança jurídica ao agronegócio da região Oeste, área estratégica para o desenvolvimento econômico do estado.
Principais temas debatidos
Durante a reunião, os participantes trataram de questões como:
-
Insegurança jurídica e entraves de regularização fundiária que impactam crédito, investimentos e operações, com foco no Oeste baiano;
-
Pendências em distritos industriais e gargalos ambientais e logísticos que afetam a competitividade, especialmente do setor algodoeiro;
-
Debate sobre projeto de lei estadual apresentado pelos deputados Eduardo Salles (PP) e Manuel Rocha (União) relativo à posse das terras.
Avaliação da PGE e perspectiva jurídica
A procuradora-chefe da PGE, Bárbara Camardelli, explicou que uma lei estadual não poderia resolver a questão fundiária de terras devolutas, por se tratar de matéria constitucional. Segundo ela, o modelo em construção pelo Estado busca oferecer solução técnica e jurídica para reduzir conflitos na Justiça e aumentar a segurança para produtores e investidores.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Roberto Frank, reforçou que resoluções anteriores não eliminaram passivos judiciais antigos, destacando a necessidade de consenso técnico e planejamento para a efetiva implementação da proposta.
Compromisso com prazo e consenso
O sumário da reunião enfatizou a urgência da solução: todos os participantes se comprometeram com caminho de consenso técnico, visando reduzir litigiosidade, destravar crédito, exportações e investimentos. A apresentação pública do modelo está pré-agendada para a primeira semana de novembro, com data limite de 5 de novembro de 2025.
Entre os participantes estavam, além de Bastos, Salles, Rocha e Camardelli, representantes do governo estadual, deputados da base e oposição, secretários estaduais, líderes de federações e órgãos de fiscalização ambiental.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




