Presidente Emmanuel Macron não cumpre prazo para nomeação de novo primeiro-ministro e intensifica crise política na França

O presidente francês, Emmanuel Macron, não anunciou o novo primeiro-ministro nesta sexta-feira (10/10/2025), descumprindo o prazo previamente estipulado por ele na quarta-feira (08/10/2025). O atraso ocorre em meio à crise política iniciada com a renúncia de Sébastien Lecornu, ministro das Forças Armadas e quinto chefe de governo desde a reeleição de Macron em 2022, devido à falta de maioria parlamentar.

Reuniões com líderes partidários não definiram escolha

Durante a tarde, Macron recebeu líderes de partidos centristas, de direita, socialistas, ecologistas e comunistas no Palácio do Eliseu para discutir o impasse político causado pela ausência de maioria na Assembleia Nacional. Os representantes da França Insubmissa (LFI) e da Reunião Nacional (RN) não foram convidados. Ao final de duas horas e meia de reuniões, o presidente descartou a possibilidade de nomear um primeiro-ministro de esquerda.

Partidos socialistas e ecologistas criticaram a exclusão do processo. Marine Tondelier, do partido Ecologistas e Nova Frente Popular, afirmou que o novo chefe de governo “não será do nosso campo político”. O líder do Partido Socialista, Olivier Faure, destacou que Macron não apresentou respostas sobre poder de compra, aposentadorias ou outros temas centrais.

Possibilidade de moção de censura e impacto econômico

Apesar de especialistas descartarem a dissolução da Assembleia Nacional, Faure alertou sobre a possibilidade de censura a um futuro governo escolhido pelo presidente. “Não buscamos a dissolução, mas também não a tememos”, afirmou. A crise política ocorre em um momento crítico para a economia, já que o orçamento de 2026 deve ser entregue até segunda-feira (14/10/2025).

O bloco comum, formado pelo partido de centro Renascimento, fundado por Macron, e pelos Republicanos de direita (LR), não se pronunciou após o encontro. Desde as eleições antecipadas de 2024, a Assembleia permanece dividida em três blocos, sem interesse em negociar uma aliança que atinja a maioria necessária de 289 deputados, dificultando a formação de um governo estável.

Estratégia do presidente para evitar dissolução

A equipe presidencial confirmou que Macron busca “um caminho possível para construir compromissos e evitar a dissolução” da Assembleia Nacional. O prazo e o perfil do futuro primeiro-ministro ainda não foram divulgados, enquanto a tensão política e social no país se mantém elevada.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading