A solenidade de recondução do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), Maurício Brito, ocorrerá nesta quinta-feira (09/10/2025), às 10 horas, na sede da instituição, localizada na Avenida Sete de Setembro, nº 2.563, em Salvador. O evento contará com a presença do procurador-geral do Trabalho (PGT), Gláucio Araújo de Oliveira, e da presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, além de diversas autoridades do meio jurídico, trabalhista e político.
Recondução para novo mandato
Com mandato anterior referente ao biênio (2023-2025), Maurício Brito foi reconduzido ao cargo para mais dois anos à frente do MPT na Bahia. A nova gestão mantém o foco em fortalecer a atuação institucional, priorizando a articulação com diferentes órgãos públicos e setores da sociedade civil.
A cerimônia deve reunir representantes eleitos, desembargadores, juízes e gestores de órgãos correlatos ao MPT, reforçando o caráter institucional e colaborativo da atuação do Ministério Público do Trabalho no estado.
Contexto nacional e início da gestão
Antes da posse na Bahia, os 24 procuradores-chefes regionais participaram, em Brasília, de uma cerimônia coletiva de investidura nos cargos. Na ocasião, o procurador-geral do Trabalho destacou o papel de um MPT resolutivo, criativo e atento às transformações do mundo do trabalho.
O novo mandato dos procuradores-chefes regionais teve início no dia (01/10/2025) e seguirá até (30/09/2027), com a missão de aperfeiçoar as políticas de promoção da dignidade do trabalho e combate às irregularidades trabalhistas em todo o país.
Estrutura da nova equipe
Durante a cerimônia de recondução, também serão empossados dez membros do MPT em funções administrativas. A nova estrutura da gestão traz mudanças internas em cargos estratégicos: Manuella Gedeon assume como vice-procuradora-chefe, enquanto Leticia Vieira passa a ocupar a coordenação de primeiro grau substituta.
Outra alteração ocorre no Centro de Estudos Jurídicos, que será coordenado pela procuradora Rosângela Lacerda, em substituição a Pedro Lino de Carvalho Júnior, que estava no posto desde (2017).
Compromisso institucional
A recondução de Maurício Brito reforça o comprometimento do MPT-BA com a promoção de relações de trabalho equilibradas, o enfrentamento às desigualdades laborais e o diálogo interinstitucional. A expectativa é de que a nova gestão amplie as frentes de atuação em áreas como inclusão produtiva, combate ao trabalho infantil e valorização da negociação coletiva.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




