Talentos da rede estadual da Bahia conquistam medalhas no Pan-Americano de Karatê e reforçam impacto do Educa Mais Bahia

Os estudantes da rede estadual da Bahia conquistaram resultados expressivos no Campeonato Pan-Americano de Karatê, realizado em Lima, no Peru, entre quinta-feira e domingo (03 e 05/10/2025). As atletas Stephanie Santos Ramalho e Evelyn Silva de Jesus conquistaram medalhas de ouro, enquanto João Marley Rocha alcançou a prata, nas categorias kata e kumitê, tanto individuais quanto por equipe.

Os resultados refletem o impacto do Programa Educa Mais Bahia, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), que promove o desenvolvimento esportivo e cultural nas escolas estaduais. O programa tem revelado talentos em diferentes áreas, fortalecendo o vínculo entre educação e esporte.

Formação esportiva e incentivo escolar

O Colégio Estadual Professora Aydil Lima dos Santos, localizado em Piritiba, oferece Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Técnico em Administração, além de 13 oficinas esportivas e culturais. Os atletas João Marley Rocha e Stephanie Santos Ramalho são acompanhados pelo professor e oficineiro do Educa Mais Bahia, Marcos Paulo de Jesus, responsável pela orientação técnica dos estudantes.

O diretor da unidade, Edson Santos de Souza, destacou o significado da conquista para a comunidade escolar, ressaltando que o programa tem impactado positivamente o engajamento e o desempenho dos alunos, fortalecendo o protagonismo estudantil e a integração entre esporte e aprendizado.

Superação e protagonismo juvenil

A atleta Stephanie Santos Ramalho, 18 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio, destacou o valor da experiência internacional ao representar o país. Ela conquistou o ouro nas categorias kata e kumitê individual (adulto) e afirmou que pretende seguir se preparando para o Campeonato Mundial de Karatê, que ocorrerá na Turquia.

De Miguel Calmon, a estudante Evelyn Silva de Jesus, do Colégio Estadual Polivalente de Tempo Integral, também foi orientada pelo professor Marcos Paulo. A atleta alcançou o primeiro lugar em kata e kumitê por equipe, consolidando sua trajetória esportiva e inspirando outros jovens da rede estadual.

Educa Mais Bahia: integração entre esporte e educação

O professor Marcos Paulo de Jesus enfatizou a importância do investimento contínuo nas oficinas esportivas do Educa Mais Bahia. Segundo ele, o karatê possui grande aceitação entre os jovens e contribui para o desenvolvimento disciplinar e social. Para o educador, o desempenho de João Marley, Stephanie e Evelyn demonstra como a combinação entre educação pública e incentivo ao esporte é capaz de gerar transformação e reconhecimento internacional.

O Programa Educa Mais Bahia segue ampliando sua atuação em escolas estaduais, com foco na formação integral dos estudantes, abrangendo atividades esportivas, culturais e artísticas que fortalecem a permanência e o rendimento escolar.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading