A Feira Internacional de Ciências e Aprendizagens (FICA Bahia), realizada na Biblioteca Central de Salvador, destacou o protagonismo de estudantes do Colégio Estadual Reis Magalhães, do município de Glória, que conquistaram prêmios e credenciais para eventos científicos na Espanha, Argentina, Paraguai e Fortaleza. A iniciativa reforça o papel da educação pública como promotora de inovação, pesquisa e desenvolvimento social no interior da Bahia.
Projetos de Glória se destacam na FICA Bahia com reconhecimento internacional
Os projetos premiados abordaram temas como sustentabilidade, ancestralidade e segurança alimentar, conectando o conhecimento científico às realidades locais do Território de Itaparica. A proposta da FICA Bahia é valorizar o potencial criativo dos estudantes e aproximar a ciência da comunidade escolar.
Na categoria Ciências Agrárias, as estudantes Gabriely Souza, Maria Eduarda Leite e Rita de Cássia Araújo conquistaram o primeiro lugar com o projeto “A produção de milho hidropônico para alimentação animal no Semiárido da Bahia”, orientado pela professora Érica Souza. O grupo foi credenciado para eventos científicos em Fortaleza e na Espanha, ampliando o alcance internacional das pesquisas desenvolvidas no município.
Patrimônio cultural e segurança alimentar também foram temas premiados
Outro destaque foi o projeto “Pedra do Letreiro: ancestralidade, pinturas rupestres e patrimônio arqueológico de Glória-BA”, das estudantes Raissa Coelho, Bruna Eloisa e Heloísa Gomes, que garantiu credenciamento para evento na Argentina. Já o trabalho “O agricultor familiar preservando a segurança e a soberania alimentar familiar, em Glória-BA”, das alunas Maria Sabrine Leite, Maria Tauane Souza e Kemeli Cailane Silva, conquistou vaga para exposição científica na Espanha, destacando o vínculo entre tradição e inovação no campo.
Pesquisas sobre saúde e meio ambiente ampliam representação baiana
A rede estadual de Glória também será representada no Paraguai, com os projetos “Saúde mental docente”, desenvolvido por Renan Santos, Melissa Souza e Kenily da Silva, e “Saúde da mulher”, das estudantes Rana Silva, Gabrielle Lima e Lara Mota, sob orientação do professor Gabriel Veras.
Na área de Ciências Biológicas, o projeto “Resíduos da tilápia”, das alunas Gabriele Souza Sá e Lívia Gomes de Sá, conquistou o terceiro lugar, garantindo credenciamento para evento científico nacional em 2026. Os resultados evidenciam o impacto das pesquisas escolares e o incentivo à formação de jovens pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento.
Reconhecimento ao potencial científico das escolas estaduais
A participação dos estudantes de Glória na FICA Bahia reforça a importância de políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e inovação na educação básica, promovendo o intercâmbio de saberes e o protagonismo juvenil. A iniciativa também demonstra como a formação científica no interior da Bahia pode gerar impacto global, conectando escolas públicas a espaços de pesquisa e reconhecimento internacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




