A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorrerá de 10 a 12 de dezembro de 2025 no Parque Costa Azul, em Salvador, mobiliza cooperativas e agroindústrias familiares em uma intensa preparação. A ampliação da produção reflete os investimentos estaduais na cadeia produtiva e na agroindustrialização, fortalecendo a participação dos empreendimentos no evento.
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), intensificou a implantação e requalificação de unidades produtivas, com cerca de 400 agroindústrias estruturadas na Bahia. A ação impulsiona a padronização, a agregação de valor e o acesso a novos mercados.
Além da infraestrutura, a CAR contratou 480 profissionais especializados, entre técnicos de apoio à gestão (ATEG), técnicos de apoio à base produtiva (ATEP) e agentes de negócios. Os profissionais atuam diretamente nas unidades produtivas, auxiliando na ampliação da capacidade de mercado e na qualificação dos produtos que serão apresentados na Feira.
Expansão da produção no Médio São Francisco
Em Ibotirama, a Coopamesf, que reúne 215 cooperados, ampliou a capacidade produtiva do mel após investimentos na agroindústria. Para a Feira, a cooperativa prepara bisnagas de diversas gramaturas e sachês, além dos novos lançamentos de mel de aroeira e extrato de própolis. O técnico da unidade, Deoclecio Miranda, destaca a projeção de crescimento com a diversificação dos produtos.
Prioridade para o licuri no Território do Sisal
No Território do Sisal, a Coopersabor, de Monte Santo, intensifica a produção de derivados do licuri, com média diária de 280 potes de balinhas. A cooperativa também levará azeite, cerveja artesanal, licuri in natura e outros itens. Segundo o presidente, Charles Conceição, o licuri tem potencial econômico e encontra na Feira uma vitrine para novos mercados.
Ampliação da capacidade industrial em Itaberaba
A Coopaita, referência na produção de frutas desidratadas e liofilizadas, beneficia mais de 300 mil quilos de frutas por ano e recebeu investimentos para modernização, elevando a capacidade para 80 toneladas anuais. A cooperativa levará frutas in natura, desidratadas e liofilizadas, além de avaliar o lançamento de uma barrinha de jaca com coco durante a Feira.
Sobre a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da SDR e da CAR, e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a UNICAFES Bahia, a Feira deve reunir milhares de visitantes e mais de seis mil produtos da agricultura familiar dos 27 Territórios de Identidade. A programação inclui Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda de Artesanato, 3ª Feira Agroecológica da Bahia, praças gastronômicas e atrações culturais.











Deixe um comentário