Durante a Cúpula Mundial de Prefeitos C40, aberta na segunda-feira (03/11/2025), no Rio de Janeiro, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu a implementação de uma “década de aceleração” climática e pediu uma ação mais ambiciosa e coordenada para enfrentar a crise ambiental global. Segundo ele, “continuar a investir em combustíveis fósseis é um beco sem saída”.
Cidades e a transição verde
Com a COP30 se aproximando, Guterres destacou que o encontro deve marcar um novo marco global para a redução de emissões e adaptação climática, ressaltando o papel das cidades e dos líderes locais na transformação energética.
Ele afirmou que administrações municipais e regionais têm liderado a mudança, muitas vezes à frente dos governos federais, ao investir em tecnologias verdes, reduzir a poluição e proteger comunidades vulneráveis. Segundo o secretário-geral, as energias renováveis impulsionam o crescimento econômico, geram milhões de empregos e tornam o acesso à energia mais viável e inclusivo.
Desafios e compromissos urgentes
Apesar dos avanços, Guterres alertou que o esforço atual ainda é insuficiente para limitar o aquecimento global a 1,5°C, e que o “fosso das emissões” continua aberto, ameaçando comunidades em todo o mundo. Ele defendeu medidas urgentes de mitigação e adaptação, priorizando investimentos que garantam resiliência e sustentabilidade.
O líder da ONU também ressaltou a importância da cooperação entre governos e autoridades locais para transformar compromissos climáticos em resultados mensuráveis, indicando que a liderança local será essencial para o êxito das políticas globais.
Da ambição à ação: uma década decisiva
Em seu discurso, Guterres reforçou que a transição energética deve ser justa e inclusiva, assegurando empregos e dignidade às populações afetadas. Ele mencionou o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ambos de (2015), como referências para uma nova etapa de solidariedade internacional e coragem política.
Encerrando sua fala, o secretário-geral afirmou que “há uma década, uma liderança ousada resultou no Acordo de Paris; agora, precisamos da mesma determinação para fazer da revolução das energias limpas o motor da justiça climática”.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




