Na terça-feira (25/11/2025), o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) sediou o evento “IA e o futuro da saúde corporativa”, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), reunindo especialistas para discutir saúde digital, inteligência artificial e os impactos das transformações tecnológicas na gestão da saúde de trabalhadores. A programação integrou o Movimento Empresarial pela Saúde (MES) e contou com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O encontro recebeu gestores da indústria, profissionais de saúde, representantes do setor de RH, universidades e startups, que acompanharam debates sobre tendências de atendimento digital, telemedicina, pesquisa aplicada com IA e novos modelos de consumo digital na área da saúde. A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, que ressaltou os desafios enfrentados pelas empresas diante das mudanças no ambiente de trabalho.
Segundo o dirigente, investir em saúde corporativa fortalece vínculos internos e reduz impactos como absenteísmo. Ele afirmou que a tecnologia pode apoiar empresas na compreensão dos riscos e no desenvolvimento de soluções mais eficientes para a gestão da saúde ocupacional.
Estratégias e transformações na saúde corporativa
O diretor-superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, destacou o papel do MES na aproximação entre indústria, trabalhadores e instituições de pesquisa para qualificar o debate sobre saúde corporativa. Segundo ele, o setor produtivo tem registrado quedas de produtividade associadas a questões de saúde, reforçando a importância de modelos de cuidado integrados às rotinas das empresas.
O dirigente afirmou que organizações que investem no cuidado dos colaboradores apresentam desempenho financeiro superior, evidenciando a relação direta entre saúde e produtividade. Ele ainda reforçou o compromisso do SESI com ações que ampliem o acesso a soluções tecnológicas e modelos de prevenção no ambiente corporativo.
Armando Neto também anunciou o lançamento de um Hub de Inovação em saúde, iniciativa que visa aproximar centros de pesquisa da indústria, acelerando o desenvolvimento de soluções aplicadas ao ambiente ocupacional. O objetivo é fortalecer conexões que impulsionem projetos de inovação alinhados às necessidades produtivas.
Pesquisa revela baixo uso da saúde digital no país
Como parte da programação, o médico do SESI Nacional, Claudio Patrus, apresentou uma pesquisa realizada em parceria com o Instituto Nexus, que analisou o uso da saúde digital pela população com mais de 16 anos nos 27 estados brasileiros. O estudo integra acordo de cooperação firmado com o Ministério da Saúde para fortalecimento de ferramentas digitais e linhas de cuidado.
A pesquisa investigou telemedicina, aplicativos de saúde, consultas online e outros recursos digitais voltados ao atendimento remoto. Os dados revelaram que 80% da população não utiliza serviços de saúde digital, indicando a necessidade de ampliar estratégias de acesso e inclusão tecnológica. Segundo Patrus, a experiência de uso ainda é limitada e representa um desafio para políticas públicas e iniciativas corporativas.
O coordenador de Saúde Ocupacional da Acelen, Salvador Pedra e Cal, reforçou que muitas soluções ainda não chegaram às empresas. Ele destacou que o SESI possui papel central na integração entre saúde e indústria, contribuindo para que organizações identifiquem tecnologias que possam ser implementadas para melhorar o bem-estar dos trabalhadores.
Iniciativas de inovação e próximos passos
Encerrando o evento, o gerente de Inovação do SESI Bahia, Marcelo Figueiredo, apresentou a Rodada de Inovação Inova MES – Soluções de Inteligência Artificial Aplicadas à Saúde do Trabalhador, iniciativa destinada a empresas integrantes do Movimento Empresarial pela Saúde. O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco no ambiente ocupacional.
A rodada busca conectar companhias a iniciativas inovadoras capazes de fortalecer políticas de prevenção, reduzir riscos ocupacionais e aprimorar a gestão da saúde nas organizações.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




