A edição de 2025 do Prêmio Brasil Olímpico consagrou, na quinta-feira (11/12/2025), o marchador Caio Bonfim e a taekwondista Maria Clara Pacheco como os melhores atletas masculino e feminino do ano, respectivamente. O evento ocorreu na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, reunindo autoridades, atletas e representantes do esporte nacional.
Caio Bonfim, vencedor também em 2024, conquistou o prêmio em 2025 após conquistar ouro no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio (Japão) na prova de 20 km da marcha atlética, além de prata nos 35 km. Sua mãe, Gianetti Bonfim, foi premiada como melhor treinadora do ano.
Maria Clara Pacheco foi campeã mundial de taekwondo em Wuxi (China) na categoria até 57 kg, terminando a temporada como a número um do ranking mundial, repetindo feito de Natália Falavigna após duas décadas.
Novidades e premiações da cerimônia
O Prêmio Brasil Olímpico 2025 apresentou novos destaques, incluindo o Atleta da Torcida, dividido entre masculino e feminino, com vitória de João Fonseca (tênis) e Gabi Guimarães (vôlei) por votação on-line do público.
Foram criados também os prêmios de Melhor Clube, Destaques dos Jogos da Juventude, Destaques dos Jogos Pan-Americanos Júnior e a Medalha Vanderlei Cordeiro de Lima, que reconheceu a equipe de remo Quatro Sem do Pan Júnior (Andrei Alves, Diogo Gonçalves, Kayki Siqueira e Miguel Marques) pelo espírito olímpico.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva, honraria tradicional da cerimônia, foi concedido ao velejador Robert Scheidt, detentor de cinco medalhas olímpicas. Já o prêmio de Atleta Revelação ficou com a boxeadora Rebeca Lima, campeã mundial na categoria até 60 kg.
Destaques por modalidades e equipes
A edição também reconheceu atletas e equipes em diversas modalidades: a equipe de Ginástica Rítmica – Conjunto foi eleita Equipe do Ano, e o Esporte Clube Pinheiros recebeu o prêmio de Melhor Clube. Outros vencedores incluíram Ana Marcela Cunha (Águas Abertas), Marta (Futebol), Guilherme Caribé (Natação), Rayssa Leal (Skate) e Marcus D’Almeida (Tiro com Arco), entre mais de 60 categorias premiadas.
Os Destaques dos Jogos da Juventude e dos Pan-Americanos Júnior também foram homenageados, incluindo atletas de natação, judô e atletismo, além das delegações de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A cerimônia consolidou a importância da premiação como referência para reconhecimento do mérito esportivo, incentivando atletas, treinadores e clubes de diversas modalidades.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




