O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi condecorado nesta terça-feira, 09/12/2025) com a medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), uma das honrarias mais relevantes concedidas pelo governo federal a autoridades e personalidades que contribuem para o fortalecimento das políticas públicas no país. A cerimônia ocorreu no Salão Negro do MJSP, em Brasília, reunindo representantes dos Três Poderes, membros da segurança pública e convidados.
A comenda é concedida a figuras que desempenham papel relevante na promoção de políticas de Estado voltadas à justiça, cidadania e segurança. Ao receber a honraria, Jerônimo Rodrigues reforçou o compromisso do governo baiano com a integração entre políticas sociais, prevenção e policiamento qualificado, destacando que o reconhecimento simboliza continuidade do trabalho desenvolvido no estado.
“Ser agraciado com esta homenagem reforça a seriedade do trabalho que realizamos no Estado. Levo ao povo baiano essa mensagem de esperança: nós vamos continuar avançando. Nosso compromisso é diário, com uma polícia firme, qualificada e em parceria com a sociedade”, afirmou o governador ao ser contemplado com a Grã-Cruz, grau máximo da condecoração.
Ordem do Mérito do Ministério da Justiça: significado e critérios
Criada pelo Decreto nº 11.089/2022, a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública reconhece serviços relevantes prestados ao Ministério e aos órgãos vinculados, podendo ser atribuída a autoridades brasileiras e estrangeiras, civis ou militares. A admissão ocorre por ato do Presidente da República, o que confere caráter institucional ao reconhecimento.
A honraria é dividida em quatro graus — Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro — concedidos conforme relevância da atuação dos homenageados. Governadores, ministros, chefes de Estado, membros do Judiciário, oficiais das Forças Armadas e personalidades com contribuição significativa compõem o público elegível.
No evento desta terça-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a importância da presença de governadores e lideranças estaduais na construção de políticas nacionais de segurança pública. Segundo ele, o fortalecimento institucional exige cooperação federativa e compartilhamento de experiências bem-sucedidas entre estados e União.
Lewandowski ressaltou ainda que o conjunto de serviços prestados pelos homenageados tem impacto direto na formulação de programas estratégicos do MJSP e na ampliação do acesso à cidadania em todo o país.
Bahia ganha relevo nas agendas de segurança e cidadania
A entrega da medalha ocorre em meio à ampliação de programas estaduais ligados à prevenção social, inteligência policial e integração entre forças de segurança, áreas que têm recebido investimentos contínuos na Bahia. A condecoração simboliza, nesse contexto, reconhecimento institucional do papel do estado no cenário nacional.
Com a inclusão no grau Grã-Cruz, Jerônimo Rodrigues passa a compor um grupo restrito de autoridades que receberam o reconhecimento do Ministério da Justiça. A iniciativa, embora simbólica, consolida a posição da Bahia em agendas estratégicas de segurança pública no país, reforçando a relevância política e administrativa do governo estadual em contextos interfederativos
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




