O Brasil registrou recorde na produção de petróleo e gás natural em fevereiro de 2026, alcançando 5,304 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), segundo balanço divulgado na quarta-feira (01/04/2026) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O resultado supera o recorde anterior, de 5,255 milhões de boe/d, registrado em outubro de 2025.
A produção total considera a soma de petróleo e gás natural. O desempenho reflete a ampliação da atividade em campos marítimos e o avanço da exploração em áreas estratégicas, especialmente no pré-sal.
Os dados também apontam crescimento consistente em relação ao mês anterior e ao mesmo período de 2025, consolidando a tendência de expansão da produção energética nacional.
Produção de petróleo e gás apresenta crescimento mensal e anual
Considerando apenas o petróleo, a produção atingiu 4,061 milhões de barris por dia (bbl/d) em fevereiro de 2026. O volume representa alta de 2,7% em relação a janeiro e crescimento de 16,4% na comparação anual.
Já a produção de gás natural foi de 197,63 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Nesse segmento, houve aumento de 2,3% frente ao mês anterior e expansão de 24,5% em relação a fevereiro de 2025.
A produção total foi obtida em 6.079 poços, sendo 582 marítimos e 5.497 terrestres, com predominância da extração offshore.
Campos marítimos concentram produção e Petrobras lidera participação
Os campos marítimos foram responsáveis por 98% da produção de petróleo e 87,8% do gás natural no país, evidenciando a relevância das operações em alto-mar para o setor energético brasileiro.
As áreas operadas pela Petrobras, de forma isolada ou em consórcio, responderam por 89,46% da produção total, mantendo a liderança na exploração e produção de hidrocarbonetos no país.
Esse cenário reforça a centralização da produção em grandes operadores e em ativos estratégicos localizados no litoral brasileiro.
Pré-sal concentra maior parte da produção nacional
O pré-sal foi responsável por 80,2% da produção total, com 4,243 milhões de boe/d em fevereiro. O volume representa crescimento de 2,3% em relação a janeiro e alta de 20,1% na comparação anual.
Nessa camada, foram produzidos 3,264 milhões de barris por dia de petróleo e 155,56 milhões de m³/d de gás natural, a partir de 181 poços ativos.
Os dados confirmam o pré-sal como principal polo de produção energética do país, com elevada participação no total nacional.
Campo de Tupi lidera produção e plataformas registram maiores volumes
O Campo de Tupi foi o maior produtor nacional tanto de petróleo quanto de gás natural, com 865,98 mil barris por dia e 42,87 milhões de m³/d, respectivamente.
Entre as unidades de produção, o navio-plataforma FPSO Almirante Tamandaré, localizado no Campo de Búzios, registrou a maior produção de petróleo, com 197.903 bbl/d.
Já o navio-plataforma Marechal Duque de Caxias, no Campo de Mero, liderou a produção de gás natural, com 12,37 milhões de m³/d.
Esses ativos concentram volumes expressivos e desempenham papel estratégico no desempenho geral do setor.
*Com informações da Agência Brasil.








Deixe um comentário