O Núcleo de Mulheres Negras da Associação Cultural Moviafro (NUMNEGRAS) iniciou a mobilização para a construção da 10ª edição do Encontro Moviafro de Mulheres Negras, programada para acontecer no dia 25 de julho de 2026, no período da manhã, no teatro do Colégio de Tempo Integral Georgina Erisman, em Feira de Santana. A organização realiza um chamado público para ampliar a participação de mulheres negras na elaboração das atividades do encontro.
A iniciativa integra as ações realizadas em referência ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, datas celebradas em 25 de julho. Ao longo dos últimos anos, o encontro passou a integrar o calendário de ações voltadas ao debate sobre igualdade racial, identidade negra, ancestralidade e direitos das mulheres negras no município.
Segundo o NUMNEGRAS, a proposta da edição de 2026 é fortalecer a construção coletiva do evento, ampliando espaços de diálogo, escuta e participação social das mulheres negras em Feira de Santana.
Organização destaca fortalecimento da participação coletiva no evento
De acordo com a coordenadora do NUMNEGRAS, a psicóloga Aclaís Amaral, a preparação da 10ª edição busca ampliar a representatividade e fortalecer o envolvimento popular na programação do encontro.
“Como mulheres negras, sabemos que nossos passos vêm de longe e que celebrar nossa história também é resgatar e honrar nossas raízes. Chegar à 10ª edição do Encontro Moviafro de Mulheres Negras representa a força de uma trajetória construída coletivamente”, afirmou.
Ainda segundo Aclaís Amaral, o objetivo da organização é consolidar um espaço de fortalecimento de vínculos comunitários e valorização das trajetórias das mulheres negras que atuam em diferentes setores sociais, culturais e políticos da cidade.
“Reafirmamos, assim, nosso compromisso com a luta antirracista, o aquilombamento, o cuidado coletivo e o protagonismo das mulheres negras como agentes de transformação social”, destacou.
Programação terá homenagens, debates e atividades culturais
A programação do encontro contará com a realização da Mesa Tereza de Benguela, espaço voltado à participação de mulheres convidadas para compartilhar experiências, trajetórias e reflexões relacionadas à luta antirracista e aos direitos das mulheres negras.
O evento também sediará a Outorga da Comenda Tereza de Benguela – Ano III, considerada pela Associação Cultural Moviafro como a principal honraria da entidade. Nesta edição, cinco mulheres serão homenageadas por contribuições relacionadas ao fortalecimento da igualdade racial e da atuação das mulheres negras.
Além disso, dez mulheres receberão o título de Mulheres Negras em Movimento. A programação prevê ainda intervenções afro-poéticas e apresentações musicais, integrando atividades culturais e debates políticos relacionados à memória, ancestralidade e participação social.
Evento integra agenda antirracista de Feira de Santana
O Encontro Moviafro de Mulheres Negras consolidou-se, ao longo da última década, como uma das iniciativas voltadas à valorização da presença e da atuação das mulheres negras em Feira de Santana.
Segundo a organização, a expectativa é que a 10ª edição represente um novo ciclo de fortalecimento coletivo, reunindo mulheres comprometidas com ações de enfrentamento ao racismo, promoção da igualdade racial e ampliação dos espaços de participação social.
A mobilização também reforça discussões sobre pertencimento, memória e construção de políticas culturais e sociais voltadas à população negra no município.











Deixe um comentário