Governo Ronaldo altera entrega de atestados médicos e determina notificação obrigatória de violência contra mulheres em hospitais em Feira de Santana

A Prefeitura de Feira de santana anunciou mudanças nos procedimentos para entrega de atestados e relatórios médicos de servidores efetivos das secretarias municipais de Saúde e Educação, além da sanção de uma lei que estabelece a comunicação obrigatória de casos de violência contra mulheres atendidas em hospitais públicos e privados do município. As medidas alteram fluxos administrativos, definem prazos e ampliam protocolos de atendimento e notificação.

Os servidores efetivos lotados nas secretarias municipais de Saúde e Educação passarão a entregar atestados e relatórios médicos diretamente nas respectivas secretarias. Antes, os documentos eram encaminhados ao Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração. O novo procedimento tem como objetivo otimizar o fluxo interno e agilizar a tramitação administrativa.

De acordo com as normas estabelecidas, o prazo máximo para apresentação de atestado médico será de 48 horas úteis, contadas a partir do primeiro dia de afastamento do servidor. Casos de internação hospitalar ou impossibilidade devidamente comprovada foram definidos como exceções à regra.

As secretarias municipais de Saúde e Educação deverão encaminhar ao Departamento de Gestão de Pessoas, em até três dias úteis, informações relacionadas aos atestados e relatórios médicos apresentados pelos servidores efetivos. Os dados serão utilizados para justificação de ausência ao trabalho, abono de faltas e envio de informações ao eSocial.

Secretarias assumem controle interno de documentos médicos

Os demais servidores efetivos do município continuarão entregando requerimentos, solicitações e processos relacionados à Junta Médica Municipal diretamente na Secretaria de Administração. A medida altera apenas o fluxo dos servidores vinculados às secretarias de Saúde e Educação.

Entre as responsabilidades atribuídas às duas secretarias está o recebimento, controle e encaminhamento interno dos documentos relacionados à Junta Médica Municipal, especialmente atestados e relatórios médicos apresentados pelos servidores efetivos.

Para validade administrativa, os atestados médicos deverão conter identificação completa do paciente, período de afastamento recomendado, data de emissão, assinatura e carimbo do profissional responsável com número de registro no conselho de classe, como CRM ou CRO.

A Junta Médica Municipal poderá solicitar documentação complementar, convocar o servidor para avaliação presencial e adotar outras medidas necessárias à instrução dos processos administrativos relacionados aos afastamentos.

Lei estabelece comunicação obrigatória de violência contra mulheres

A Prefeitura também sancionou lei municipal que determina a comunicação compulsória à polícia de todos os casos de violência contra mulheres atendidas em hospitais públicos e privados do município. A legislação segue diretrizes previstas em normas federais e tem autoria do vereador Ismael Bastos.

Pela nova regra, os profissionais de saúde deverão informar à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) os casos constatados de violência em até 24 horas, contadas a partir da confirmação da agressão. A comunicação deverá ocorrer mesmo em situações nas quais a vítima não deseje registrar denúncia formal.

A legislação considera como violência contra a mulher os casos de violência sexual, especialmente estupro, atendidos ou declarados pela vítima durante o atendimento médico. O texto prevê mecanismos de proteção da identidade da mulher atendida, com garantia de sigilo e prevenção à revitimização.

Secretaria de Saúde ficará responsável pela fiscalização

A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela organização, fiscalização e monitoramento do cumprimento da notificação compulsória nas unidades públicas e privadas do município. Também caberá ao órgão regulamentar formulários padronizados e os meios de envio das notificações, que poderão ocorrer por meio físico ou eletrônico.

Além disso, a secretaria deverá definir responsáveis técnicos em cada unidade de saúde para realização das notificações e manter canais de comunicação direta com a Deam ou com a Delegacia da Polícia Civil competente.

Outro ponto previsto na legislação é a criação de mecanismos para reduzir casos de subnotificação. Segundo o texto, a obrigatoriedade da comunicação busca evitar situações em que a vítima deixa de registrar ocorrência policial após atendimento médico.

Os serviços municipais de saúde também deverão promover capacitação das equipes para identificação de sinais de violência sexual e estupro, além de implantar protocolos de acolhimento e coleta de provas nos atendimentos.

Município deverá produzir relatórios semestrais

A legislação estabelece ainda que o município será responsável pela elaboração de relatórios semestrais consolidados sobre os casos notificados. Os documentos deverão ser encaminhados ao Conselho Municipal de Saúde e à Câmara de Vereadores.

Nos casos em que a vítima for criança ou adolescente, além da comunicação obrigatória à Polícia Civil, a notificação deverá ser encaminhada ao Conselho Tutelar e aos órgãos de proteção competentes, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As novas medidas passam a integrar os procedimentos administrativos e de saúde pública do município, com foco no controle interno de afastamentos de servidores e no fortalecimento da rede de atendimento e notificação de casos de violência contra mulheres.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading